quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

HOLISMO NA ACADEMIA


Por Daniele Vasconcelos Fernandes Vieira (*)
Holismo deriva do grego holos que significa ser inteiro, ser todo, onde o todo não se constitui pela soma das partes, mas em cada parte se localiza o todo. O ambiente acadêmico é amplo, intenso e fervilhante. Nascem desse universo, proposições e soluções para os problemas de gestão das áreas sociais, de saúde, do direito e da segurança pública; para o desenvolvimento científico e tecnológico e para o aprimoramento dos sistemas político-econômico e judiciário.
É, em potência, um território onde tudo pode ser cultivado e semeado. No entanto, ainda composto pela soma das partes, fragmentado em sua conformação. É predominante a formação de um único aspecto do ser, o qual trata do estímulo ao desenvolvimento intelectual.
Na visão global do holismo, contudo, procura-se empreender na formação de pessoas mais seguras, íntegras, éticas, confiantes, bem relacionadas, solidárias, fraternas e que aprendam a superar situações conflitantes de modos saudáveis, imbricando a capacidade lógica de resolução dos problemas e conflitos com o equilíbrio do ser, integrando-o ao ambiente onde o mesmo está inserido.
Se nossa formação acadêmica central não nos prepara e não nos motiva a exercer essas habilidades, onde podemos busca-las, então? Onde estarão as pessoas, os conteúdos, os equipamentos e materiais que possam dar suporte para esse aprendizado?
Essas perguntas têm sido propulsoras para estudantes e professores caminharem no lado de fora das rotas acadêmicas, em busca de estabelecer alinhamentos entre o crescimento intelectual, que versa sobre o desenvolvimento cognitivo, e as inteligências intuitiva, instintiva, espiritual, ecológica e social.
Vem com essas questões o grande desafio acadêmico de integrar o conhecimento científico sobre o qual se consolida a universidade ao autoconhecimento sobre o qual versa a experiência do ser humano em todos os seus processos vividos. O paradigma holístico é uma visão de mundo que pode ser prática e vivencial em todas as áreas do saber. Pode-se considerar a academia como um ambiente propício para a implementação desse sistema não-mecanicista e não-cartesiano. É, portanto, sábio pelas potencialidades desse meio, entender que o ambiente acadêmico pode ser um importante aliado para nos conduzir na construção do conhecimento holístico, valorizando, assim, o pensamento educativo, humanista e transpessoal.
(*) Professora do curso de Medicina da UECE e pesquisadora dos paradigmas emergentes em saúde: bem-estar e qualidade de vida.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 10/1/2018. Opinião. p.10.

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