quarta-feira, 18 de abril de 2018

PAULO LEITÃO: o primeiro nutrólogo na Academia Cearense de Medicina



Ac. Paulo Leitão acompanhado de sua esposa Dione logo após a solenidade posse na Academia Cearense de Medicina
Paulo Roberto Leitão de Vasconcelos nasceu em Fortaleza-Ceará, em 12/08/1955, filho de Francisco Domingos de Vasconcelos e Francisca Celina Leitão Vasconcelos.
Foi aluno marista do primário ao científico no Colégio Cearense Sagrado Coração.
Cursou Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), de 1974 a 1979.


Em 1980, foi estagiário da enfermaria cirúrgica do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da UFC, chefiada pelo Prof. Haroldo Juaçaba. Paulo Leitão cumpriu Residência Médica em Cirurgia Geral, no Hospital Geral de Fortaleza, de 1981 a 1982.
De 1983 a 1987, completou sua formação na Universidade de Oxford, Inglaterra. Nesse país, fez uma extensão da residência cirúrgica no John Radcliffe Hospital, e os cursos de Mestrado e Doutorado, sob a orientação do Prof. Dermont Williamson. Em agosto de 1987, recebeu o Grau de Doutor em Filosofia da Universidade de Oxford.
Ao regressar a Fortaleza, Paulo Leitão, de início, foi médico voluntário do HUWC/UFC, pesquisador do CNPq, sob orientação do Prof. Manassés Fonteles, e integrou a equipe de cirurgia do Prof. João Evangelista Bezerra Filho, na Gastroclínica.
Mediante concurso, Paulo Leitão ingressou na vida acadêmica no Departamento de Cirurgia da UFC, chegando a Professor Titular em Cirurgia/Nutrologia em 2012.
Paulo Leitão foi um dos fundadores do Programa de Pós-Graduação em Cirurgia da Faculdade de Medicina da UFC, em 1992, tendo sido o coordenador de 1993 a 2015.
É docente na graduação em Medicina, coordenando o módulo de Nutrologia, e bolsista de pesquisa do CNPq nível 2. Foi consultor ad-hoc da CAPES, de 1998 a 2014.
Sua produção científica destaca-se pela publicação de 93 artigos, dois livros e nove capítulos de livros. Orientou 44 alunos de iniciação científica, 34 mestres e 13 doutores. Possui uma patente registrada.
É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e membro honorário do Colégio Real de Cirurgiões do Reino Unido.
O Ac. Paulo Leitão foi empossado, em 22/09/17, na Cadeira Nº 47 da Academia Cearense de Medicina (ACM), patroneada pelo Dr. Livino Virgínio Pinheiro, em vaga preenchida anteriormente pelo Ac. João Pompeu Lopes Randal, sendo saudado, na ocasião, pelo Ac. Janedson Baima Bezerra.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Titular da Cadeira Nº 18 da ACM
 
* Publicado. In: Revista Jornal do Médico, 14(94): 6, janeiro-fevereiro de 2018. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog