domingo, 12 de agosto de 2018

ECLESIÁSTICO PARA HONRAR OS PAIS


As epígrafes em difusão expostas no preâmbulo e na abertura de cada uma das oito partes da obra “LUIZ, MAIS LUIZ! Centenário de Nascimento de Luiz Carlos da Silva”, pinçadas do livro do Êxodo e principalmente do Eclesiástico, da Bíblia Sagrada, propiciam uma honraria aos pais, assim reverenciados pelos filhos, à guisa de preservação da sua memória.
Com tal desiderato, foram extraídas dessas fontes verdades indicativas da acolhida dos filhos, para garantir a perpetuação dos nomes dos seus antepassados. Como exemplos, têm-se preciosidades, como as relativas ao elogio dos ancestrais, que servem de introito à obra, em caráter geral, repetindo as que foram utilizadas em livro anterior, intitulado: “DOS CANAVIAIS AOS TRIBUNAIS”, que disserta sobre a vida de nosso genitor Luiz Carlos da Silva:
1 Façamos, pois, o elogio dos homens ilustres, nossos antepassados através das gerações. 2 O Senhor neles criou imensa glória, sua grandeza, desde a eternidade. (Eclo. 44, 1-2) e 12 Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus. (Êxodo 20,12)
Quando se efetivou a distribuição dos textos, em observância à temática tratada, optou-se igualmente pela seleção de citações, que lhes fossem condizentes. Essa foi a situação da Parte I - Recordações em Família, aportando, como epígrafes, as seguintes:

5 Quem honra o pai será alegrado pelos filhos e, no dia em que orar, será atendido. 6 Quem glorifica o pai terá vida longa, e quem obedece ao Senhor proporcionará repouso à sua mãe. (Eclo. 3: 5, 6).

A Parte II – Produções Escritas apela para esse mesmo procedimento, o da replicação de sentenças pescadas dos livros sagrados, para ressaltar a verve poética do homem que, com a mesma facilidade que cantava as belezas da sua terra natal, tecia loas à ternura da sua mãe:
19 Muitos são altaneiros e ilustres, mas é aos humildes que ele revela seus mistérios. 20 Pois é grande o domínio do Senhor, mas é pelos humildes que é glorificado. (Eclo. 3: 19, 20).
Da mesma maneira foi escolhida a epígrafe que se antecipa aos textos inclusos na Parte III – Educador de Gerações e que se concretiza, como verdadeira, no correr dos tempos, como se nota, a seguir:
25 Se não tens pupilas, vai faltar-te a luz; da mesma forma, não tendo conhecimento, nada anuncies! (Eclo. 3: 25).
Ao se montar a Parte IV, denominada Operador do Direito, que discorre sobre a atuação e o legado jurídico do biografado, buscou-se no Eclesiástico a seguinte máxima:
4 Uns guiaram o povo com suas decisões, compreendendo as usanças de sua gente, e tendo palavras sábias para a sua instrução; (Eclo. 44: 7).
Em o Perfilado em Livros, a Parte V do livro, em que seus filhos médicos dão a estampa um sumário das publicações sobre o homenageado e proclamaram os feitos paternos, inserindo a seguinte epígrafe:
7 Todos foram honrados por seus contemporâneos, alvo de ufania ainda em vida. 8 Alguns deles deixaram um nome que se proclama com louvores; (Eclo. 44: 7).
As dezesseis páginas do livro, contidas na Parte VI - Homenagens, trazem o reconhecimento do valor de um patriarca, que muito bem soube criar uma numerosa prole, cujos desdobramentos celulares se revestem de fulgor em seus netos, todos eles munidos de estudos graduados, e alguns já pós-graduados, alertando para a admoestação bíblica:
1 Filhos, escutai a advertência de um pai; e assim agi, de maneira a serdes salvos. 2 Pois o Senhor glorifica o pai em seus filhos e consolida a autoridade da mãe sobre a prole. (Eclo. 3: 1 ,2).
Os três Depoimentos, integrantes da Parte VII, logram sintetizar o juízo de valor dos depoentes que falam do homem de bem, que, como católico praticante, soube criar seus muitos filhos tementes ao Senhor, consoante se dispõe em:
7 Quem teme o Senhor honrará seu pai e, como a senhores, servirá seus genitores. (Eclo. 3: 7).
Por fim, os Apêndices/Anexos, a Parte VIII do livro “LUIZ, MAIS LUIZ! Centenário de Nascimento de Luiz Carlos da Silva”, encerram a obra, com uma reverência à memória de um exemplar cidadão e homem público, gravando as últimas epígrafes selecionadas, cuidadosamente, as quais se coadunam perfeitamente com o perfil humano do nosso pranteado pai, a seguir explícitas:
21 Não procures o que é muito difícil para ti, nem investigues o que ultrapassa tuas forças: 22 reflete apenas nas coisas que te forem ordenadas, pois não necessitas das que estão ocultas. (Eclo. 3: 21, 22).
Em resumo, os autores da obra em tela, em uma postura de extremo respeito à formação católica do homenageado no livro, postaram-se a rastrear excertos que melhor se ajustavam ao teor das contribuições, e, para nosso gáudio, quase todas as máximas, transformadas em epígrafes do livro em foco, foram colhidas no Eclesiástico, como se pode a seguir apontar: Eclo. 3: 1, 2, 3, 5, 6, 7, 19, 20, 21, 22 e 25; e Eclo. 44: 7.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas

* Publicado In: Boletim Informativo da Sociedade Médica São Lucas, 14(110): 2-3, julho de 2018.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog