Aqui está o mais puro
exemplo de como temos, muitas vezes, de nos adaptar às atitudes tomadas no
passado:
A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos
Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas.
Por que esse número foi utilizado?
Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e, como as
americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida adotada.
Por que os ingleses usavam essa medida?
Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas
que, antes das ferrovias, construíam as carroças e utilizavam as mesmas
ferramentas.
Por que utilizar essas medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as
carroças?
Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para
as estradas antigas da Europa, que tinham essas medidas.
E por que tinham essas medidas?
Porque as estradas foram abertas pelo antigo Império Romano, quando
de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas.
E por que as medidas das bigas foram definidas assim?
Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos!
Finalmente...
O ônibus espacial americano utiliza dois tanques de combustível
sólido SRB (Solid
Rocket Booster) que são fabricados
pela AtK Thiokol, no Estado americano de Minnesota.
Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais largo, porém
tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados,
os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.
Conclusão: O exemplo mais avançado da
engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da
bunda dos cavalos da Roma antiga.
Cavalaria também é cultura...
Fonte: Internet (circulando
por e-mail e i-phones). Sem autoria definida.
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