terça-feira, 26 de março de 2019

Homenagem da Academia Cearense de Odontologia a Mailson Furtado Viana


 
Mailson Furtado Viana entrega seu livro a Marcelo Gurgel
Aconteceu ontem à noite, 25 de março de 2019, na sede social da Academia Cearense de Odontologia (ACO), a sessão solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito Cultural da ACO ao poeta e cirurgião-dentista Mailson Furtado Viana, que, de forma brilhante, recebeu da Câmara Brasileira do Livro o duplo Prêmio Jabuti, na categoria Poesia e o Livro do Ano, da edição 2018.
A solenidade, conduzida pelo Presidente do sodalício, professor Ac. Manoel Perboyre Gomes Castelo, teve como cerimonialista o professor Ac. Helder Lopes Gurgel, que traçou as linhas gerais do currículo do homenageado.
O discurso de saudação, em nome da arcádia, foi proferido pelo Ac. Perboyre Castelo que enalteceu os valores culturais e profissionais do jovem cirurgião-dentista que o tornaram merecedor do galardão acadêmico. Na oportunidade, falou também o decano da ACO, o professor Ac. José Dilson Vasconcelos de Meneses, fazendo a seguir a entrega de comenda similar, o Certificado de Mérito Cultural da Academia Brasileira de Dentistas Escritores, por ele representada na solenidade.
No seu discurso de agradecimento, Mailson Furtado Viana recontou passagens de sua vida no interior cearense, dos seus laços familiares, sendo ele filho de um modesto agricultor e de uma dona de casa, ambos portadores de pouca escolaridade formal, mas que souberam educá-lo para a vida, despertando nele, desde cedo, o apego ao estudo e a vocação para cultura. Discorreu detidamente sobre a sua formação profissional no Curso de Odontologia da UFC em Sobral, ao mesmo tempo em que manteve as atividades culturais e literárias que o acompanhavam desde a época de ensino fundamental. Em seguida, relatou como elaborara o livro “À Cidade” e fora a sua inscrição à premiação, e narrou a sua surpresa ao vencer o Prêmio Jabuti, do ano pretérito. Por fim, mencionou o quanto se sentia honrado pela homenagem prestada por seus colegas de profissão naquela ocasião.
Marcado por uma simplicidade do seu falar e dos seus gestos, Mailson Furtado Viana encantou a todos que se fizeram presentes ao evento que contou com a presença de grande número de imortais da ACO e de representantes das diretorias de academias (Enfermagem, Letras e Jornalismo, Medicina, Vetreinária etc.) e de sociedades literárias locais, a exemplo da Sobrames/CE.
Ao término da solenidade, foi oferecido pela ACO um buffet de vinhos e queijos, enquanto o escitor laureado autografava exemplares de seu livro a tantos interessados em conhecer tão importante obra literária, cuja repercussão nacional foi de expressiva monta.
Nossos parabéns ao homenageado e à ACO, pela bela e festiva noite que proporcionaram na Data Magna do Ceará. Estendo as nossas congratulações ao Presidente da Academia Cearense de Medicina, o Ac. Djacir Gurgel de Figueirêdo, por me designar representante do nosso silogeu médico nessa sessão solene da ACO.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog