domingo, 10 de março de 2019

SEGREDO MÉDICO CONJUGAL


O Dr. José Carlos casou-se, em 1941, com a Sra. Suzana Dias Ribeiro, mulher de rara beleza, tendo sido eleita rainha dos estudantes do Ceará, e bastante afeita às lides literárias, como ativa participante da Sociedade das Amigas dos Livros. Com ela, manteve uma união duradoura, de mais de 53 anos, desfeita apenas com a inoportuna partida dele para o mundo dos mortos.
Como professor da disciplina de Medicina Legal e Deontologia, na UFC, o Prof. José Carlos Ribeiro procurava incutir, no alunado, a importância em preservar o segredo médico, como algo valiosíssimo da relação médico-paciente, a ser mantido a todo custo, desde quando Hipócrates legou esse compromisso, no seu Juramento, que perdura há mais de dois milênios.
Esse aspecto teria que ser observado até no âmbito conjugal, tanto que, em sala de aula, contava esse fato acontecido na privacidade do seu lar:
– Mas, Zé Carlos, você fez o parto da Stella, e não me disse nada – indagou a sua cara-metade.
– E porque eu deveria dizer?
– Porque ela é minha grande amiga e eu tinha prometido que iria à maternidade visitá-la. A propósito, você já deu alta a ela?
– Não sei de nada. Pergunte às suas amigas.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames - Ceará
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.55.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. Segredo médico conjugal. In: SOBRAMES – CEARÁ. Lapso temporal. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2018. 352p. p.236-7.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog