sábado, 9 de março de 2019

ESPADA NA BAINHA


Um belo dia, em 1975, na aula prática de Medicina Legal, o colega Airton Monte foi intimado a acompanhar o mestre José Carlos da Costa Ribeiro, em um caso de desvirginamento envolvendo um casal de menor idade, trazido quase à força, até às portas do IML, pelas mãos maternas, de um e da outra.
Enquanto o médico-legista fazia o exame de defloramento, os familiares, todos a roer as unhas, angustiadamente, aguardavam na sala de espera. Depois de identificar a recentíssima ruptura himenal, sem qualquer constatação do uso de violência, para a consumação do intercurso, o Dr. José Carlos comunicou o ocorrido às agoniadas genitoras e ao indiciado autor do ato.
Inconformadas com a situação constrangedora, as duas mães passaram a discutir calorosamente, aos gritos, em seu gabinete, cada uma botando a culpa do infeliz fato nas costas do desdobramento celular da outra.
Chateado com a histérica conversação pouco maternal, o professor deu um sonoro murro na mesa, quase quebrando o tampo de vidro, conseguindo colocar em ordem o recinto. Diante do olhar estupefato das matronas, sacou uma enorme faca embainhada em couro de uma gaveta e a pôs em cima da escrivaninha.
Em seguida, lentamente puxou a lâmina e entregou a bainha ao Airton Monte, dizendo seriamente:
– Quando eu quiser embainhar, você não deixa.
Ambos ficaram uns dois minutos nesse jogo: ele ia com a faca, e o Airton tirava de lado, desviando. De repente, ele determinou:
– Agora deixe!
O acadêmico facilitou, e a faca entrou até o cabo. A seguir, voltou-se para as duas senhoras e sentenciou, em tom solene:
– Estão vendo? Sem ser na marra, ou na violência, não tem como negar. Para alguém enfiar, outro alguém tem que deixar!
Agindo como Salomão, fez uma encenação moderna de um episódio acontecido, há três séculos, no seio da aristocracia francesa, encerrando assim a pândega familiar.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames - Ceará
Fonte: SILVA, M.G.C. da. Espada na bainha. In: SOBRAMES – CEARÁ. Lapso temporal. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2018. 352p. p.233.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.51-2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog