domingo, 10 de março de 2019

A FÁBRICA DE ANJOS


Nos anos sessenta, na Faculdade de Medicina da UFC, havia uma aluna de sofrível desempenho em uma determinada cadeira básica, que servia de pré-requisito para outras do ciclo profissional, sendo sucessivamente reprovada, por um professor, conhecido por sua exigência.
Com o afastamento desse docente para cursar doutorado fora, a aluna, em questão, conseguiu passar na matéria e avançar na grade curricular, chegando, naturalmente, a se formar.
O Prof. José Carlos da Costa Ribeiro, profundo conhecedor do corpo discente da Faculdade de Medicina, havia prognosticado que, caso ela viesse a concluir o curso, uma condição possível porque não se aplicava o jubilamento dos alunos em grave atraso, contornando o obstáculo de difícil transposição, seria uma médica limitada, sem reconhecimento técnico ou material.
Depois da formatura, a tal doutora montou uma inusitada clínica de farta produção angelical, a despeito de infringir à lei brasileira e de descumprir o Juramento de Hipócrates. Na ilegalidade, a sua prática clandestina sempre teve uma forte demanda, vicejando sem efetiva concorrência.
Em um encontro informal de velhos professores da instituição, um dos colegas provocou:
– Viu só, Zé Carlos. Aquela doutora que você profetizou que, caso ela terminasse o curso, seria uma médica muito limitada, deu-se muito bem na vida. Está é rica, hoje. Ela venceu na vida, por cima de pau e de pedra.
A resposta do Prof. José Carlos veio curta e a galope:
– Muito mais de pau do que de pedra – pondo um ponto final na conversa e colhendo uma sonora gargalhada geral do grupo de docentes.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames - Ceará
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.57-8.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. Fábrica de anjos. In: SOBRAMES – CEARÁ. Lapso temporal. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2018. 352p. p.237.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog