sábado, 9 de março de 2019

QUEM MANDA NO BRASIL


No começo de 1977, em uma das minhas costumeiras visitas ao Prof. José Carlos Ribeiro, então Coordenador do Curso de Medicina, fui o interlocutor de um episódio, passado justamente em seu gabinete, que bem retratava uma situação vigente, não modificada nos anos subsequentes.
– Quem manda no Brasil, Marcelo? – indagou-me ele.
– Os militares – de pronto, foi a minha primeira resposta, rejeitada por ele, de modo incisivo, mesmo tendo sido ex-aluno secundarista de colégio militar, em Fortaleza:
– Essa não vale, porque militar não é “gente”. Tente outra.
A minha segunda contestação foi:
– Bacharéis em Direito e em Ciências Econômicas.
Esse registro ensejou ao Prof. José Carlos Ribeiro a revelar a listagem dos vestibulandos, ordenados por escores globais, do vestibular da UFC de 1977.
– O que você acha disso, Marcelo? Atente para o ordenamento dos resultados – espalhando em seu birô o rol dos concorrentes, impresso em formulário contínuo.
Depois de examinar a relação, detidamente, pronunciei:
– A primeira centena é praticamente ocupada por candidatos à Medicina e à Engenharia Civil; na segunda, de 101º a 200º lugares, figuram os remanescentes da Medicina e começam a despontar os vestibulandos de outros cursos.
– Muito bem! E onde estão os mandantes deste País? – cobrou-me ele.
Após reexaminar o material, com cuidado, passando às folhas seguintes, expus:
– Os primeiros classificados para Ciências Econômicas surgem na terceira centena e os de Direito, na casa dos quatrocentos.
– Está vendo! É por isso que vamos muito mal – concluiu o Dr. José Carlos.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames - Ceará
Fonte: SILVA, M.G.C. da. Quem manda no Brasil. In: SOBRAMES – CEARÁ. Lapso temporal. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2018. 352p. p.234.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p.52-3.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog