Por José Lima de Carvalho Rocha (*)
As faculdades recebem estudantes com níveis
de conhecimento diversificados, o que pode ser verificado, por exemplo,
nas notas do Enem. Quando concluem seus cursos, todos eles precisam estar
preparados para exercer bem suas profissões; mas, para que isso aconteça, as
instituições de ensino superior (IES) necessitam utilizar metodologias
pedagógicas eficientes. As IES que recebem alunos que obtiveram notas baixas no
Enem devem aplicar condições de aprendizagem bem mais eficientes do que aquelas
que recebem alunos com melhor desempenho.
Há muitas formas de propiciar ambientes de
aprendizagem, e todas elas necessitam de professores que se importem de fato
com a qualidade no ensino superior. É necessário que a instituição se aproprie
ou mesmo desenvolva diferentes métodos de ensino, pois eles devem ser
escolhidos considerando diversos fatores: o esperado para a aprendizagem dos
alunos em cada curso (objetivos de aprendizagem); o conhecimento prévio que
cada estudante já traz do ensino básico; a experiência e a qualificação dos
professores; o tempo disponível para a aprendizagem; o número de alunos em cada
turma, e outras condições.
O Ministério da Educação afere o quanto a
faculdade ajudou o aluno a aprender, aplicando o Indicador de Diferença entre
os Desempenhos Observados e Esperados (IDD), que compara o desempenho de cada
aluno no Enade (prova que fazem ao final do curso) com a nota do Enem, obtida
antes de ingressar na faculdade. Se o IDD tem resultado 3, 4 ou 5, significa
que o curso ajudou o aluno a se desenvolver; se o IDD apresenta 1 ou 2, indica
que o desempenho dos alunos no Enade foi pior do que o esperado.
Nos resultados divulgados pelo MEC em 11 de
abril deste ano, dos 13 cursos da Unichristus que foram avaliados, 8 (61,5%)
alcançaram a nota máxima no IDD (conceito 5), 4 (30%) obtiveram conceito 4, e
apenas 1 curso (8,5%) obteve conceito 3. Com 91,5% de seus cursos classificados
com desempenho excelente, a Unichristus demonstra um forte compromisso com a qualidade
do ensino, agregando valor à formação de seus alunos.
(*) Médico e pedagogo.
Reitor do Centro Universitário Christus (UniChristus) e diretor do Colégio
Christus. Membro da Academia Cearense de Medicina.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 29/04/2025. Opinião. p.14.
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