sábado, 11 de novembro de 2017

Plaqueta: Sociedade Médica São Lucas (1937-2017)


Na Revista do Instituto do Ceará do ano 2016, para assinalar a passagem dos 70 anos da feitura do I Congresso Brasileiro de Médicos Católicos (I CBMC), publicamos um ensaio, por meio do qual ficou perpetuado esse registro no veículo de comunicação da mais antiga instituição cultural do Ceará, e, da mesma forma, comportava lembrar aos dirigentes da Sociedade Médica São Lucas (SMSL) que, no ano corrente, a entidade católica que o realizou em 1946 completaria 80 anos de fundação, cabendo, por conseguinte, sacramentar essa efeméride, de forma tão jubilar quanto possível.
Em 26/11/2016, em O Povo, essa mesma temática foi reverberada na mídia local, por intermédio de um artigo nosso, conclamando a SMSL, ao ensejo dos seus 80 anos de criação, a celebrar, efusivamente, em 2017, o seu Jubileu de Carvalho, para a maior glória de Deus.
No dia 22/07/2017, na qualidade de convidado, tomamos parte da reunião da Direção da SMSL, cuja pauta constava a comemoração desse ano jubilar. Na ocasião, lançamos a proposta da edição de uma plaqueta alusiva ao marco em questão, que bem se prestaria para o resgate histórico de uma entidade médica, voltada mais especialmente para a aplicação das virtudes teologais, sem se descurar de outros atributos essenciais da arte hipocrática.
Durante essa reunião, dentre as comissões de trabalho construídas em prol da concretização da magna data, foi instituída a Comissão de Comunicação, constituída por Marcelo Gurgel Carlos da Silva, Janedson Baima Bezerra, João Martins de Sousa Torres e João Ferreira Brito Filho. A propositura da plaqueta foi aprovada pela Direção da SMSL, atrelando a sua elaboração à Comissão de Comunicação, recaindo no próprio proponente a responsabilidade de organizar a publicação em epígrafe.
A Diretoria da Academia Cearense de Medicina (ACM), em reunião de 26/07/2017, considerando que três dos quatro componentes da Comissão de Comunicação eram integrantes dessa arcádia médica, acolheu a indicação de coparticipação na editoração da plaqueta, com a inserção de artigos produzidos por membros afiliados às duas instituições (SMSL e ACM), chancelando-a, assim, no selo editorial da Coleção Antônio Justa da ACM.
Esta plaqueta contém o registro cartorial, que oficializou a existência notarial da SMSL, ensaios que discorrem sobre a trajetória histórica da SMSL e o papel desempenhado por seu primeiro assistente espiritual, o Pe. Monteiro da Cruz, além de artigos diversos, que funcionam como crônicas complementares à história institucional da SMSL.
Ademais, a seleção das fotografias conduzida pelo Ac. Janedson Baima Bezerra foi enriquecida pela generosa contribuição do Ac. Sérgio Gomes de Matos, que doou à SMSL um valioso acervo fotográfico, composto por fotos originais do I CBMC.
Que este livreto seja, pois, uma proveitosa e sacra leitura!
Marcelo Gurgel Carlos da Silva – Organizador
Membro titular da ACM (Cad. 18) e da SMSL 

* Discurso de apresentação da plaqueta Sociedade Médica São Lucas (1937-2017), proferido na solenidade de comemoração dos 80 anos de criação da SMSL, realizada na Capela do Colégio Santo Inácio, em Fortaleza-CE, em 11 de novembro de 2017.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog