sábado, 11 de novembro de 2017

SOCIEDADE MÉDICA SÃO LUCAS: 80 anos


A Sociedade Médica São Lucas (SMSL) foi instituída em 3/11/1937, ao término do primeiro retiro espiritual de médicos de Fortaleza, realizado na Igreja Cristo Rei, sob a direção espiritual do padre jesuíta Antônio Monteiro da Cruz, contando com um quadro de 13 sócios fundadores, liderados pelo dr. Lauro Vieira Chaves.
Por intermédio de um artigo, publicado em 26/11/2016, no O POVO, Opinião (pág. 20), conclamou-se a SMSL uma sociedade evangelizadora de médicos católicos, ao ensejo dos seus 80 anos de criação, a comemorar essa efeméride, em 2017, ad maiorem Dei gloriam.
Na reunião da Diretoria da SMSL, ocorrida no dia 22/7/2017, quando se discutiu a programação desse Jubileu de Carvalho, foi aprovada a editoração de uma plaqueta, como uma proposta de reavivar a trajetória histórica dessa entidade médica cearense, devotada à prática das virtudes teologais cristãs, ao tempo em que se observam os princípios basilares da arte de curar, tendo por lema o aforismo hipocrático: sedare dolorem opus divinum est.
O festejo será concentrado na manhã de hoje, 11/11/2017, iniciando-se às 9 horas, na Capela do Colégio Santo Inácio, com a Missa Gratulatória do Jubileu, seguida de solenidade comemorativa do octogésimo aniversário, que constará de: outorga da Comenda Médica São Lucas a dois homenageados; entrega de diplomas de agradecimento a instituições e pessoas que contribuíram para o bom funcionamento dessa sociedade; e o lançamento da plaqueta “Sociedade Médica São Lucas (1937-2017)”.
A plaqueta em epígrafe contém o documento cartorial que oficializou a existência da SMSL, ensaios que recontam fatos e feitos históricos da SMSL e o papel exercido por seu primeiro assistente espiritual, o padre Monteiro da Cruz, além de diversos artigos, conformando crônicas complementares da situação hodierna da SMSL.
Que este jubileu seja, pois, um momento edificante da SMSL e um ponto de partida para empreendimentos tão ousados e desbravadores com os que foram perpetrados pelo seu corpo de fundadores.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico e membro e da Sociedade Médica São Lucas (SMSL)
* Publicado In: O Povo, de 11/11/2017. Opinião. p.20.

Um comentário:

Ana Margarida Rosemberg disse...

Parabéns à Sociedade São Lucas por tão auspicioso acontecimento.
Ana Margarida Arruda Rosemberg

 

Free Blog Counter
Poker Blog