quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

PRECONCEITO ESCONDIDO À BRASILEIRA: Quotas Raciais


… Foi assim: o presidente diz que a culpa da crise é dos loiros de olhos azuis. E emendou dizendo “não conheço nenhum banqueiro negro ou índio”. Pois eu conheço vários que são semitas, indianos, chineses, japoneses. Nenhum deles é “loiro de olhos azuis”. (26.03.09).
Aprendi desde criança que o Brasil é um país livre de preconceitos. Menino, ainda, entendi, por algumas manifestações, que eu era diferente e apenas tentava ser igual aos demais. Navio Negreiro de Castro Alves foi o meu poema preferido, por fazer lembrar a chaga da escravidão, perseguição e preconceito contra o Negro.
Quando deixei o Colégio Israelita sofri meu primeiro choque racial, junto com meus colegas de mesma origem, conhecidos por judeus. Muitas vezes as xingações eram tantas que resultavam em brigas homéricas. ‘Te espero na saída’ e estava agendada a briga. Naquele tempo eu não sabia nem de longe o que era o tal do bullying. Mas se fosse conhecido, nós judeus sofríamos de bullying. Patrício não significava ser brasileiro da gema, mas sim cognome de outro judeu. Assim fui crescendo, sendo considerado diferente, embora não o desejasse, e tentando ser igual à maioria. Era muito difícil. Quando tentava namorar alguma moça, era perguntado e soletrava o meu sobrenome, perguntavam sempre se era judeu. Os mais delicados indagavam se minha origem era alemã.
Os que diziam admirar os israelitas o faziam na forma de preconceito-enaltecedor destacando a inteligência, a sagacidade e outros atributos comerciais da raça privilegiada que feria mais que o próprio preconceito. Mesmo que assim não desejassem, os autores de tais louvores, dessas distinções, ainda mais golpeavam este jovem descendente cujos pais não eram mais do que refugiados de pogroms e do holocausto. Sem falar da Inquisição, que ainda permanece encruada nos descendentes dos nossos colonizadores.
O pior era quando alguém se encontrava comigo pela primeira vez e, no início da conversa, enumerava um grande número de pessoas patrícias (compatriotas de mesma religião, pensando com isso ganhar pontos comigo e ser politicamente correto). Não sei para quê! Agradar a um estranho filho de um modesto prestamista. E eu pensava, como aprendi ou li depois, sobre a cordialidade do povo brasileiro.
No meu tempo de vestibular no Recife não tenho notícia de judeu que se formou em Bacharel em Direito. Para ser advogado ou entrar para magistratura tinha que ter sobrenome “brasileiro”. Pertencer à nobreza canavieira, ter nome de família.
Restava para essa primeira geração de emigrantes apenas duas oportunidades no Recife. Os que davam para matemática faziam vestibular para Engenharia e escolhiam terminar o curso ginasial e o científico no antigo Ginásio Pernambucano. Os que não possuíam propensão para a matemática estudavam no Colégio Oswaldo Cruz, já que a grade escolar desse colégio era mais orientada para as humanidades e a medicina. Restava ainda a Escola de Química e algumas outras que atraíam uns poucos filhos desses imigrantes. As moças estudavam para Odontologia, Farmácia, Línguas, Filosofia e outras profissões humanísticas conhecidas por “espera marido”. Para fugir à regra.
Na minha família tive um irmão formado em Direito e um primo Engenheiro Agrônomo. O resto era Medicina ou Engenharia. Os mais ricos estudavam para “inglês ver” ou para prosseguir o negócio paterno. Não havia as tais quotas raciais, o que não impedia que qualquer aluno pudesse frequentar uma Universidade brasileira. E se as houvesse eu certamente me sentiria ofendido por me oferecerem uma ‘ajuda’ para entrar numa faculdade, e tomaria isso como mais uma manifestação de racismo.
Assim fui aprendendo que a vida em um país cristão era dura para um judeu. Apesar do não convencionalismo físico explicito, o psicossocial estava presente e latente, sobretudo da classe média para cima— a ferida do antissemitismo permanecia cruenta e vergonhosa plantada pela infame Inquisição. Lembro-me de um Congresso Eucarístico Nacional (1939) que tinha por lema o refrão: Quem não crê brasileiro não é. E como ficavam os não católicos?
Ainda hoje me lembro: as cátedras não podiam ser ocupadas por judeus e somente conheci um catedrático judeu já falecido na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pernambuco. E mais dois na Universidade de Pernambuco, durante minha vida profissional. Ser judeu era um entrave. O Brasil é um país com preconceito disfarçado.
Até que um dia um mulato, pobre, operário e sem diploma superior alcança a Presidência de República Federativa do Brasil. Por incrível que pareça, é quem estabelece quotas raciais para as universidades. E termina dizendo em plena crise econômica mundial que os culpados são os brancos de olhos azuis.
Pela experiência de mais de cinco mil anos de perseguição, fico com medo. Medo justificado. A nossa cor brasileira não é de raça e sim do local para aonde o grosso da atual população brasileira migrou para fugir das perseguições: raciais, religiosas ou econômicas.
Não importa se de própria vontade ou a força, como no caso dos afrodescendentes. Quanto à dizimação dos povos indígenas nem é bom falar, no momento. Somos todos brasileiros por opção ou imposição que se transmutou num grande orgulho de pertencer a esta Nação miscigenada.
Aquele Senhor Presidente da República Federativa do Brasil precisa saber que não devia nos ter deixado quotas e preconceitos raciais após o seu mandato. Os nossos problemas são outros – e muitos. Livremo-nos de mais esse — pelo amor ao nosso querido Brasil.
Não seria melhor se, em lugar de quotas, melhorássemos a transmissão de conhecimento em nossas escolas?
(*) Professor Titular da Pediatria da Universidade de Pernambuco. Psicoterapeuta. Membro da Sobrames/PE, da União Brasileira de Escritores (UBE) e da Academia Brasileira de Escritores Médicos (ABRAMES). Consultante Honorário da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog