terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Morre o geógrafo Caio Lóssio Botelho, estudioso das secas no Nordeste


Morreu, nesta terça-feira, o engenheiro e geógrafo Caio Lóssio Botelho (85), que também era membro do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará. O velório ocorre na Funerária Anjo da Guarda, na avenida Jovita Feitosa, 125, no bairro Parque Araxá. Às 15 horas, haverá um culto e às 16h30min, uma missa. O corpo do professor Caio Lóssio, que foi vítima de falência múltipla dos órgãos, será cremado.
Caio Lóssio Botelho era doutor em planejamento regional e geografia integral, técnico em fotointerpretação e planejamento, técnico em métodos quantitativos em Geografia e, também, bacharel em Administração Pública pela UFC, e bacharel e licenciado em Geografia pela, além de bacharel e licenciado, por essa mesma universidade, em História.
Era associado a diversas instituições como a National Geographic Society, União Brasileira de Ciências Antropológicas e Etnográficas, Academia Cearense de Ciências e Sociedade Cearense de Geografia e História. Caio era um estudioso do fenômeno das secas no Nordeste, principalmente do Ceará.
Obras
Brasil A Europa dos Trópicos (Evolução da Infra-Estrutura Civilizatória Brasileira à Luz de Sua Filosofia Geográfica) Gráfica Record Editora, Rio de Janeiro, 1967;
Geoclimorfologia no Tempo e no Espaço Editora A. Batista Fontenele, Fortaleza, 1959;
Geografia Dinâmica do Ceará-Evolução da Infra-Estrutura Civilizatória Cearense à Lua de Sua Filosofia Geográfica Editora Voz de São Francisco 1965;
A Geografia e a Geopolítica na Organização do Espaço Brasileiro 1973;
A Geografia Econômica na Organização do Espaço Regional 1978,.
A Geopolítica O Brasil em face desta Ciência Ed. Progresso, 1961;
Uma Visão Integrada da Seca 1981;
A Filosofia e o Processo Evolutivo da Geografia Imprensa Universitária do Ceará, 1987.
Fonte: Blog do Eliomar. Em 18/10/18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog