domingo, 30 de dezembro de 2018

ELE VEM PARA JUNTO DE NÓS...


Por Pe. Eugênio Pacelli SJ (*)
Iniciamos o tempo de preparação para o Natal, que a Igreja chama "Advento", palavra latina que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos, "Ele vem para junto de nós". No primeiro Advento, Ele veio para junto de Maria, José e dos pastores. Já no segundo adventum, Ele virá como Senhor absoluto e estará ao lado de todos nós, em sua transparência fulgurante. E assim, seremos vistos com o olhar mais límpido que iremos receber na vida. Não de medo, nem condenação, mas um olhar de amor. O olhar do Cristo glorioso!
Nesse sentido, Advento não é somente um tempo, e sim uma atitude profunda que cultiva e desenvolve a esperança, acende todas as lâmpadas da espera, abre os ouvidos da escuta, e dispõe nosso espírito para a acolhida. Tempo de feliz espera! O poeta Fernando Pessoa nos inspira em tempos de Advento: "Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos".
Em tempos de corações inquietos, sufocados por interesses consumistas que manipulam o sentido e os símbolos religiosos, somos convidados a recuperar o real sentido do Advento. Façamos um novo esforço por viver e celebrá-lo como oportunidade, momento novo e intenso para aprofundar o mistério de nossa fé.
Não nos deixemos levar pelo microclima que ofusca o aniversariante e sua proposta de salvação.
É tempo de alimentar sonhos, semear esperança e priorizar a família. É tempo de redimensionar o coração para o que é essencial, pois, onde estiver o teu coração aí estará o teu tempo. Tempo que se gasta para Deus e para a família, nunca será perdido. Portanto, o advento nos convida à gruta de Belém, onde Deus se faz criança e mostra sua simplicidade e doçura em família, preenche nosso coração da certeza de que, podemos sempre contar com a luz que Ele acendeu definitivamente na humanidade. Esta Luz é Jesus que veio para o meio de nós!
(*) Sacerdote jesuíta e mestre em Teologia.
Fonte: O Povo, de 8/12/2018. Opinião. p.24.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog