quarta-feira, 3 de abril de 2019

Miguel Edgy Távora Arruda (1919-2010): breves notas biográficas



UM SÉCULO! UMA VIDA! UM LEGADO! (1919 - 3 de abril - 2019)
Por Ana Margarida Arruda Rosemberg (*)
Miguel Edgy Távora Arruda, primogênito dos nove filhos do casal Raimundo Arruda e Noemy Távora de Assis Arruda, nasceu em Fortaleza no dia 3 de abril de 1919. Com dois anos de idade mudou-se com seus pais para Lisboa-Portugal, onde passou a primeira Infância. Em 1926, a família retornou ao Brasil fixando-se em Baturité, terra de seus antepassados. Em 1929, foi alfabetizado pela professora Edwirges Castelo Branco e, em seguida, estudou durante três anos na Escola Apostólica dos Padres Jesuítas de Baturité, completando o curso primário, em 1933, no Colégio Salesiano Domingos Sávio. Em 1934, mudou-se para Fortaleza. Estudou no Colégio São Luiz, no Colégio Maristas e, em 1938, concluiu o curso de Humanidades no Liceu do Ceará. Trabalhou durante dois anos na Companhia de Eletricidade Light, em Fortaleza.
Em 1940, foi para o Rio de Janeiro matriculando-se no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) do Exército Brasileiro. Fez estágio no 1º Batalhão de Caçadores, em Petrópolis-RJ. Serviu no 25º Batalhão de Caçadores (25ºBC), em Teresina-PI. Casou-se no dia 12 de abril de 1944, com sua prima Maria Adelina Furtado de Arruda, em Fortaleza, na Matriz do Patrocínio, e com ela gerou 15 filhos.
Em 1946, foi reformado do Exército Brasileiro, no posto de Capitão, por ter sofrido um acidente com uma granada, mutilando três dedos da mão esquerda. Em 1948, fixou residência em Baturité e, em 1951, foi eleito prefeito de cidade, sendo reeleito, em 1959, para uma segunda gestão. No final de sua primeira administração a cidade de Baturité foi agraciada pelo Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM) e a Revista “O Cruzeiro” como um dos “DEZ MUNICÍPIOS BRASILEIROS DE MAIOR PROGRESSO”. Viajou para o Rio de Janeiro a fim de receber o diploma conferido pelo Presidente da República, João Fernandes Campos Café Filho, em cerimônia realizada no dia 19 de agosto de 1955, no Palácio do Catete.
Na década de 1980, foi vereador e Assessor Especial de Cultura e Turismo de Baturité, na gestão do Prefeito Olintho Távora Arruda. Em 1980, após o falecimento do Comendador Ananias Arruda, Miguel Edgy assumiu a direção do Jornal “A VERDADE”, fundado em 1917, por seu tio. Em 1981, criou a Fundação e o Museu Comendador Ananias Arruda para preservar o acervo e o legado de Ananias Arruda. Realizou várias convenções da Família Arruda e afins, em Baturité, reunindo centenas de membros da família, nas datas centenárias de seus tios e pais. Foi, ainda, professor de história, durante muitos anos, no Colégio Christus, em Fortaleza, no Colégio Comercial Professor Joaquim Nogueira, em Baturité, e no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora das irmãs Salesianas, também, em Baturité.
Miguel Edgy Távora Arruda foi sócio correspondente do Instituto do Ceará, em Baturité, publicou inúmeros artigos no jornal “A VERDADE” e as seguintes obras: “BATURITÉ DOS MEUS TEMPOS DE MENINOS”, “DOZE ANOS A SERVIÇO DE BATURITÉ”, “A ESCOLA APOSTÓLICA”, “BREVE ESTUDO SOBRE A HISTÓRIA DE BATURITÉ (1983)”, “CALENDÁRIO HISTÓRICO – CÍVICO RELIGIOSO DE BATURITÉ (1987)”,“REMINISCÊNCIAS”, “BATURITÉ DO PASSADO”, “OS ARRUDAS DE BATURITÉ - ESBOÇO DE GENEALOGIA (1976)”, “BATURITÉ DE MINHA ADOLESCÊNCIA” e “O LIVRO DE OURO DE BATURITÉ (1986)”.
Miguel Edgy partiu no dia 23 de setembro de 2010, deixando um importante legado histórico e uma legião de amigos e admiradores.
Fortaleza, 3/4/2019
(*) Médica e historiadora. Da Academia Cearense de Medicina e da Sobrames/CE. Filha do Cap. Miguel Edgy.

Um comentário:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Bastante honrada com a sua postagem do meu texto sobre o centenário de meu pai.
Grande abraço
ana margarida

 

Free Blog Counter
Poker Blog