domingo, 15 de setembro de 2019

AGOSTO, MÊS VOCACIONAL


Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

Agosto é o mês temático das vocações. A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. A primeira vocação a que somos chamados é a vida. Deus nos chamou à vida, Ele nos amou e nos conheceu antes mesmo de existirmos.
Outro chamado comum a todas as pessoas é a santidade. Por isso é chamada vocação universal à santidade. Viver a santidade foi um apelo de Jesus "Portanto, sede santos, assim como vosso Pai do Céu é santo" (Mt 5,48).
A vocação é uma proposta de Deus ao homem, mas este é livre para acolher ou rejeitar. Este chamado inclui a vida total, contém o propósito de seguir e servir.
Além dos chamados à vida e à santidade, cada um de nós é chamado a uma vocação específica, que são contempladas a cada domingo do mês vocacional.
No 1º domingo de agosto contemplamos a vocação sacerdotal e celebramos o dia do Padre. O Padre, é alguém escolhido por Deus e ungido, para continuar a obra salvadora de Jesus Cristo.
No 2º domingo de agosto contemplamos a vocação à família. Celebramos o dia dos Pais e o Dia dos Diáconos. A família nasceu da vontade e do coração de Deus. Ele criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança. É da família que nascem todas as vocações.
No 3º domingo de agosto contemplamos a vocação a vida consagrada. Celebramos o Dia do Religioso e da Religiosa. Esta vocação é assumida por homens e mulheres dispostos a viver os conselhos evangélicos da obediência, pobreza e castidade. (pobreza, obediência e castidade).
No 4º domingo de agosto contemplamos a vocação leiga. Celebramos o Dia do Catequista. Leigos são homens e mulheres que participam do sacerdócio comum dos fiéis. A vocação leiga ocupa um lugar fundamental na Igreja.
A missão do leigo é ser fermento na massa, sal e luz do mundo, levando e testemunhando Jesus Cristo no meio em que vive. Os leigos ajudam na construção do Reino de Deus e servem na gratuidade.
Deus chama todos os leigos para participarem ativamente da Igreja e do Reino e desta forma, contribuir para a caminhada e o crescimento das comunidades. O convite está feito! Cabe a você entregar-se a este chamado, afinal: Evangelizar é preciso!
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 10/8/2019. Opinião. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog