7. Moisés
Localizado na
deslumbrante Basílica de San Pietro in Vincoli, em Roma, Moisés foi
originalmente encomendada em 1505, pelo Papa Júlio II, como parte de seu
monumento funerário, mas não foi concluída até depois de sua morte. Esculpida
em mármore, esta escultura é notável pela inclusão de um par de chifres na
cabeça de Moisés – o que se acredita ser o resultado de uma interpretação
literal da Vulgata, uma tradução latina da Bíblia - e foi feita para ser
acompanhada por outras obras, incluindo o Escravo Morrendo e Escravo Rebelde,
alojados no Louvre, em Paris.
Este foi o afresco
final que Michelangelo pintou durante sua vida. Ele reside na Cappella
Paolina do Palácio do Vaticano e foi originalmente encomendado pelo Papa
Paulo III, em 1541. Em contraste com muitas outras representações do santo da
era renascentista, o trabalho de Michelangelo se concentra em um assunto muito
mais sombrio - sua morte. Um projeto de restauração iniciado em 2004, de cerca
de 12 milhões de reais, durou cinco anos e revela um aspecto muito interessante
do afresco: os pesquisadores agora acreditam que uma figura vestida de turbante
azul no canto superior esquerdo da pintura é, na verdade, o próprio artista. Se
correta essa teoria, essa pintura seria o único autorretrato de Michelangelo de
que se tem notícia.
Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.
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