sábado, 26 de dezembro de 2015

À PORTA DO INFERNO


Por Marcelo Gurgel Carlos da Silva
O Prof. Livino Pinheiro ministrava uma aula no anfiteatro do Departamento de Patologia e Medicina Legal da UFC, com uso de projetor de slides, o que levava a fechar portas e janelas, evitando qualquer facho de luminosidade, para não prejudicar a qualidade da projeção.
Com a exposição em franco andamento, um acadêmico retardatário adentra no anfiteatro, no intervalo entre um e outro slide, quando o recinto estava um breu, quedando-se estupefato.
Nesse instante, já com pouco de iluminação da porta entreaberta, o insigne mestre, apoiando-se em Dante Alighieri, pronuncia a célebre sentença disposta na porta do Inferno:
– “Lasciate qui ogni speranza, voi ch’entrate”! – surpreendendo a toda audiência.
O intruso extemporâneo, sem entender o que ouvira, retrucou:
– Como é que é, professor! O que isso significa? Desculpe-me pela minha ignorância, mas eu não sei nada de latim.
– Isso não é latim, meu filho. Eu apenas apropriei-me de um verso do Canto III da Divina Comédia para traduzir a sua inexcedível surpresa.
– Ainda bem, amado mestre! Eu pensei que o senhor falava da minha mãe – arrematou o engraçadinho.
E aí não deu mais conter as gargalhadas estudantis.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. À porta do inferno. In: SOBRAMES – CEARÁ. Ritmo literário. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2015. 304p. p.199.
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog