sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

COMEDIANTE PAULA NEI É TEMA DE LIVRO


Jader Soares lança biografia do primeiro humorista brasileiro (O Povo/Divulgação)
Nascido em Aracati (148km de Fortaleza), em 1858, Paula Nei, nas palavras de Chico Anysio, é o primeiro humorista brasileiro. E na biografia escrita pelo estudioso do humor Jader Soares, o cearense tem a sua vida e carreira percorridas. Paula Nei – O Primeiro Humorista Brasileiro, será lançado dentro da I Festa Literária do Humor Cearense, amanhã, 19, no Museu do Humor Cearense.
Para o autor, a influência de Paula Nei é importante justamente para mostrar que o Ceará, enquanto “terra de comediantes”, já apresentava talentos na área muito antes de Chico Anysio ou de Renato Aragão. “Defender Nei como o primeiro humorista brasileiro é algo que faço sem esforço. Descobri isso através de depoimentos que li ou simplesmente de citações de pessoas que conviveram e até de quem só ouviu falar depois de sua partida”, conta.
Inicialmente escrito com o título de O Primeiro Humorista Cearense, Jader trocou após uma conversa que teve com Chico Anysio durante a oitava Bienal Internacional do Livro do Ceará. “Chico foi quem me alertou. Disse que ele era, na verdade, o primeiro grande nome da comédia que o Brasil teve”, diz. E coube a Chico escrever a apresentação do livro.
Histórico
Aos 18 anos, Nei resolveu, com o consentimento do pai, morar na capital do Império, Rio de Janeiro, em 1876. No local, tornou-se jornalista, poeta, boêmio e “rei da pilhéria”. A Rua do Ouvidor, centro da efervescência política e cultural do Rio, era o seu “escritório”. Era amigo de intelectuais e escritores como Coelho Neto, Aluísio Azevedo, José do Patrocínio e Olavo Bilac.
Começou a trabalhar com comédia a partir dos sonetos que escrevia. Seu mais famoso foi A Fortaleza, de onde saiu a famosa expressão que define a capital cearense como “a loira desposada do sol”.
Serviço
Lançamento do livro Paula Nei - O primeiro humorista brasileiro
Quando: amanhã, às 20 horas.
Onde: Museu do Humor Cearense (Av. da Universidade, 2175 - Benfica).
Fonte: O Povo, de 18/12/2015. Caderno Vida & Arte. p.5.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog