sábado, 5 de dezembro de 2015

FREI LAURO


Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico
Em 2004, foi publicado o livro “Frei Lauro Schwarte e os Anos Iluminados do Otávio Bonfim”, produzindo uma ampla repercussão, tanto na Província Franciscana do Nordeste como na Alemanha à conta da sua tradução para o alemão elaborada por Frei Rainer Kröger, ofm, em 2005.
Os exemplares dessa edição se exauriram e, para contentar os pleitos dos interessados em ter conhecimento da vida pastoral desse missionário franciscano, decidiu-se, em 2015, preparar um novo livro, que agregaria novos textos e outros fatos, ao ensejo da celebração dos oitenta anos de idade desse admirável frade alemão, se vivo ele fosse.
O livro contém importantes sobre a ação social e evangelizadora desse lídimo integrante da ordem do Pobrezinho de Assis, que muito honrou a vestimenta seráfica, não se restringindo à clausura monástica, ao efetuar um labor intensamente social, devotado mais à juventude, e, notadamente, em benefício dos mais despojados de recursos materiais.
Nos nove anos de sua residência em Fortaleza, no Bairro Otávio Bonfim, Frei Lauro revolucionou os conceitos paroquiais da Igreja de Nossa Senhora das Dores, ganhando mentes e corações de muitos jovens, e convertendo-se em um real apóstolo da juventude do bairro.
Dele, pode-se afirmar que foi um daqueles raros modelos de pessoas que, ao partirem deste mundo, legam imensa saudade. A sua memória, todavia, perpetua-se nas novas gerações, por meio de livros biográficos e dos lugares que carregam o seu nome.
O lançamento da obra ocorrerá em 5/12/15, no Salão Santa Clara, da Igreja de Nossa Senhora das Dores, de Otávio Bonfim. A renda obtida do lançamento será doada à Creche Nossa Senhora Medianeira, mantida pela paróquia.
* Publicado. In: Diário do Nordeste. Fortaleza, 16 de novembro de 2015. Caderno Ideias. p.2.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog