sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

FREI LAURO: um apóstolo da juventude


Em 2004, veio a público o livro “FREI LAURO SCHWARTE E OS ANOS ILUMINADOS DO OTÁVIO BONFIM”, resultando em extensa repercussão, bem além dos limites da urbe fortalezense, ultrapassando divisas estaduais, e até cruzando o Atlântico, ecoando em terras germânicas, mercê da tradução alemã feita por Frei Rainer Kröger, ofm,.
A publicação teve os seus exemplares esgotados e, para dar vazão a pedidos dos interessados em melhor conhecer o trabalho desse missionário franciscano, optou-se, em 2015, por organizar um novo livro, que traria novos elementos e fatos outros, ao tempo em que serviria para assinalar os oitenta anos de nascimento do valoroso religioso alemão.
O ponto de partida para dar o título deste livro foi o atributo “Apóstolo da Juventude”, originalmente a ele conferido pela Profa. Elsie Studart, coorganizadora da obra. De resto, a configuração do presente livro seguiu o mesmo percurso metodológico do anterior.
O novo livro, sob o título “FREI LAURO SCHWARTE: apóstolo da juventude do Otávio Bonfim”, expõe conteúdos relevantes envolvendo a marcante pessoa desse legítimo representante da ordem seráfica, que muito bem soube honrar a investidura do hábito franciscano; contudo, distanciando-se dos limites do claustro, ele empreendeu um vasto e consistente trabalho, verdadeiramente social, voltado mais particularmente à juventude, e aos irmãos mais necessitados.
Nos nove anos de sua residência em Fortaleza, Frei Lauro revolucionou os conceitos paroquiais da Igreja de Nossa Senhora das Dores, no Otávio Bonfim, conquistando corações e mentes de tantos jovens, exercendo um apostolado munido no sentido espiritual da expressão Paz e Bem, porém igualmente lastreado em obras, e sedimentado na pregação de São Paulo, para quem a fé sem obras de pouco adianta.
Frei Lauro foi um daqueles exemplos raros de pessoas que passam pela terra e só deixam saudades. Em seu caso, uma saudade imorredoura dos muitos paroquianos e admiradores que perpetuam o seu nome às gerações sucedâneas, por intermédio de livros biográficos e dos logradouros que o homenageiam em cidades nordestinas por onde efetuara o seu sacro apostolado.
O lançamento da obra acontecerá em 5/12/15 (sábado), às 20h, no Centro de Formação Santa Clara, ao lado da Igreja de N. Sra. das Dores, no Otávio Bonfim, em Fortaleza, e toda a renda auferida da venda dos livros ao público será destinada às ações sociais da paróquia.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Sociedade Médica São Lucas

* Publicado In: O Povo. Fortaleza, 30 de novembro de 2015. Caderno A (Opinião). p.9.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog