segunda-feira, 11 de maio de 2020

Pesar pelo falecimento do Ac. Gilmário Mourão Teixeira


É extremamento pesaroso noticiar a partida deste mundo menor, na madrugada de hoje (11/05/2020) do Ac. Gilmário Mourão Teixeira, membro honorário da Academia Cearense de Medicina (ACM).
Gilmário Mourão Teixeira nasceu em Jaguaribe-CE em 25/12/1919.
Cursou o Seriado em Fortaleza, no Liceu do Ceará, de 1936 a 1940; depois, foi para Recife-PE, onde estudou o Propedêutico Pré-médico, em 1941 e 1942.
Graduou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Recife (a atual Universidade Federal de Pernambuco-UFPE) em 1948. Tornou-se Doutor em Medicina, pela UFPE, em virtude da obtenção da Livre-Docência em Tisiologia, em 1956. Complementou a sua pós-graduação, com cursos e estágios de aperfeiçoamento médico realizados principalmente no exterior.
Ingressou no magistério superior, em 1950, em Fortaleza, como professor da Faculdade de Medicina do Ceará e da Escola de Serviço Social do Ceará. Em 1951, entrou como docente da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo.
Com a instalação da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1954, foi enquadrado como professor catedrático de Patologia Geral da Faculdade de Medicina (FMUFC), passando depois a professor de Tisiologia, no Departamento de Medicina Preventiva da FMUFC. Na UFC, ocupou ainda as seguintes funções: membro do Conselho Universitário; diretor e professor do Curso de Especialização em Pneumologia; chefe do Departamento de Medicina Preventiva; membro do Conselho Departamental da FMUFC.
Como médico tisiologista, Gilmário Mourão Teixeira exerceu cargos e funções diretivas em organismos nacionais, engajados no combate à tuberculose.
De grande relevo foram os cargos e funções exercidos por esse tisiologista brasileiro em organismos internacionais, valendo destacar os desenvolvidos no âmbito da Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde (OPS/OMS), junto aos Ministérios da Saúde de vários países americanos.
Gilmário Mourão Teixeira foi ativo participante de diversas sociedades médicas, nacionais e internacionais. Foi intensa a sua participação oficial em congressos e seminários realizados no Brasil e no estrangeiro, com mais de uma centena de apresentações, como expositor convidado.
Paralelamente às suas atividades de professor, médico e consultor, cuidou da sua produção intelectual, tendo seu nome inserido em quatro livros: A cura aberta da caverna tuberculosa do pulmão, Control de Tuberculosis en América Latina; Controle da Tuberculose e Tuberculose – Guia de Vigilância Epidemiológica.
Sua produção científica foi sobretudo marcada por agregar conhecimentos científicos à prática médica e sanitária, resultando em mais de trinta publicações, além de 32 editoriais relacionados à luta contra a tuberculose no Brasil.
Como reconhecimento de sua competência técnica e do seu profícuo labor, foi alvo de muitas distinções e honrarias.
Em 25/10/2019, por ocasião da homenagem da ACM por seu centenário de nascimento, foi lançada uma plaqueta, por nós organizada, que prestava homenagem ao Acadêmico Honorário Gilmário Mourão Teixeira, elaborada com base no Curriculum Vitae do perfilado, atualizado por ele em maio de 2014, e parcialmente publicada no formato do seu panegírico incluso no Volume XVI dos Anais da ACM (p.431-38), em maio de 2015.
Pelo que se deriva do extenso e robusto currículo do Prof. Gilmário Mourão Teixeira, defronta-se com a pujante trajetória de vida desse médico de tantas belas facetas, com atividades em distintos campos e engajado no ensino, na pesquisa e na extensão.
A magnitude do seu desempenho, manifesta em múltiplas realizações, tem auferido o reconhecimento nacional e internacional e transposto o nome da Terra da Luz, bem distante das divisas estaduais do seu torrão e das fronteiras da Terra Brasilis.
Descanse em paz, Gilmário!
Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Membro titular da ACM – Cadeira 18

3 comentários:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Meu abraço de solidariedade para todos os familiares e amigos do Dr. Gilmário nesse momento doloroso.

Joao Andre de Barros Teixeira disse...

Em nome da família, gostaria de agradecer ao Dr Marcelo Gurgel pela nota de pesar pelo falecimento de meu pai. Além do médico de expressão mundial, como descrito na amável postagem acima, foi ele um ser humano de profunda dimensão humanística. Para seus filhos, um exemplo e modelo. Para seus amigos, uma mão sempre estendida e um ouvido sincero. Para todos que tivemos o prazer de com ele conviver, um homem íntegro, culto, firme em seus princípios e ousado em sua constante aprendizagem. Das muitas lições que me deixou, uma eu guardo com carinho em minha memória. Dizia ele, viajante intrépido: “O bom viajante é aquele que sabe aonde vai. O melhor viajante é aquele que sabe de onde veio...”. Espero, poder regressar, a pandemia permitindo, um desses dias ao Brasil e em especial a Fortaleza para poder ter a honra de encontrar o Dr Marcelo Gurgel e pessoalmente agradecer-lhe pela gentileza da publicação da nota de pesar. Muito obrigado, e um até breve, João André de Barros Teixeira ( jadebteixeira@yahoo.com ).

Joao Andre de Barros Teixeira disse...

Em nome da família, gostaria de agradecer ao Dr Marcelo Gurgel pela nota de pesar pelo falecimento de meu pai. Além do médico de expressão mundial, como descrito na amável postagem acima, foi ele um ser humano de profunda dimensão humanística. Para seus filhos, um exemplo e modelo. Para seus amigos, uma mão sempre estendida e um ouvido sincero. Para todos que tivemos o prazer de com ele conviver, um homem íntegro, culto, firme em seus princípios e ousado em sua constante aprendizagem. Das muitas lições que me deixou, uma eu guardo com carinho em minha memória. Dizia ele, viajante intrépido: “O bom viajante é aquele que aonde vai. O melhor viajante é aquele que sabe de onde veio...”. Espero, poder regressar, a pandemia permitindo, um desses dias ao Brasil e em especial a Fortaleza para ter a honra de poder encontrar o Dr Marcelo Gurgel para pessoalmente agradecer-lhe pela gentileza da publicação da nota de pesar. Muito obrigado, e um até breve, João André de Barros Teixeira ( jadebteixeira@yahoo.com ).

 

Free Blog Counter
Poker Blog