domingo, 31 de maio de 2020

MARIA: modelo de fé


Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

Maria é nossa Mãe, que intercede por nós junto a Jesus. Como nas Bodas de Caná, Ela continua a ver nossas necessidades e levá-las ao Filho. Ao mesmo tempo, continua sempre a nos dizer: "Façam tudo o que meu Filho vos disser" (cf. Jo 2,5). Baseando-nos no exemplo de Maria, um dos carismas da Obra Evangelizar é Preciso é a Intercessão.
Ela é modelo de fé. Sobre isso, Santo Agostinho disse: "Mais bem-aventurada, pois, foi Maria em receber Cristo pela fé do que em conceber a carne de Cristo. A consanguineidade materna, de nada teria servido a Maria, se Ela não se tivesse sentido mais feliz em acolher Cristo no seu Coração, que no seu seio".
A Anunciação a Maria inaugura a "plenitude dos tempos" (Gl 4,4), ou seja, o cumprimento das promessas e dos preparativos para a chegada do Messias. O anjo a saúda: "Ave, cheia de graça" (Lc 1,28). Na fé, Maria acolheu o anúncio, questionou, mas não duvidou, acreditou que para Deus "nada é impossível" e deu seu consentimento: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra". (Lc 1,26-38).
A cheia de graça, como disse o Arcanjo, buscou a luz. E não pensemos que Ela tinha clarividência. Ela não entendia os fatos que aconteciam na sua vida e na de Seu Filho, mas em nenhum momento reclamava ou se revoltava. Ao contrário, com paciência, "guardava tudo em Seu coração".
Maria foi a primeira anunciadora do Filho. Ao visitar sua prima Isabel, é portadora da alegria da boa-nova e da luz do Espírito Santo. Foi pela fé que Ela, ao dar à luz a Jesus entre os animais em um estábulo, acreditou que Ele era o Filho de Deus. E, quando o viu maltratado e crucificado, acreditou que Ele era o Salvador.
Maria continuou com sua missão junto aos apóstolos. Ao final desta missão do Espírito, Maria torna-se a 'Mulher', nova Eva, 'mãe dos viventes', Mãe do 'Cristo total'. É nesta qualidade que Ela está presente com os Doze, 'com um só coração, assíduos à oração' (At 1,14), na aurora dos 'últimos tempos' que o Espírito vai inaugurar na manhã de Pentecostes, com a manifestação da Igreja.
Termino citando São Francisco de Sales: "Não existe devoção a Deus sem amor à Santíssima Virgem".
Deus abençoe. 
 (*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 16/5/2020. Opinião. p.14.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog