segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

À MESTRA E AO MESTRE O SEU VALOR

Por Tales de Sá Cavalcante (*)

O professor pernambucano Mozart N. Ramos quase foi ministro da Educação. O governo anterior falhou e escolheu, em sequência, 5 opções que, juntas, não chegam ao nível do preterido. Ao alugar um imóvel na Itália, o notável educador soube que, por ser professor, não se exigiria avalista na locação. Depois, um outro professor chegou em Recife e usou Mozart como abonador. Em vez de um OK!, ouviu: "Ora, o senhor é professor e traz como fiador outro professor?" É mais uma evidência de que no Brasil o valor da Educação não é reconhecido.

O "Fantástico" de 3/12/2023 nos apresentou Samara, 23 anos, moradora do interior fluminense, que passou 8 dias presa. Em 2010, quando tinha 10 anos, bandidos usaram seu CPF em um estelionato na Paraíba. Em 23/11/2023, a polícia do Rio a prendeu. A família arrecadou 5 mil reais para o advogado, e o pai ia todos os dias à prisão em busca de uma solução.

Em 29/11/2023, foi oficializada a soltura. O pai lá ficou 24 horas por dia, a dormir no carro, para recepcionar a filha em sua saída; e logo foi confirmado o uso indevido do CPF de Samara e de outras vítimas. O dia 6/12/2023, com sua formatura em Matemática, foi de festa para ela, o marido Jhonatan e o filho Lhiam, de 2 anos. A professora, que leciona reforço presencial e on-line, revelou: "Oi, gente. Meu nome é Samara e esse é o meu canal para ensinar […] Matemática. [...] Não esquece de se inscrever, curtir, compartilhar para me ajudar e ajudar os seus amigos também, tá bom?"

Agora, pensa em estudar Direito e afirmou: "Eu sou a Samara, sou filha, sou mãe, sou nora, sou amiga, sou professora. Ninguém é perfeito, mas eu faço a minha parte para poder ter paz na minha vida e para poder ajudar as pessoas que eu posso ajudar". Parabéns, Samara. Eu sou o Tales, já fui professor de Matemática, como você, e agora sou reitor do Centro Universitário Farias Brito, em Fortaleza. Eu também gosto de ajudar as pessoas e gostaria de conceder-lhe uma bolsa integral no nosso curso de Direito completo. No futuro, com muito prazer, assinarei seu diploma. Um abraço para a futura bacharela em Direito.

(*) Reitor do FB UNI e Dir. Superintendente da Org. Educ. Farias Brito. Presidente da Academia Cearense de Letras.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 14/12/23. Opinião, p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog