Mostrando postagens com marcador Polícia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Polícia. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 7 de abril de 2025

O MUNDO DE CABEÇA PARA BAIXO

Por Heitor Férrer (*)

Cheguei a Fortaleza em março de 1968. Vivíamos em plena ditadura militar, comandados pelo segundo marechal à frente do país e sob forte influência dos Estados Unidos. O mundo encontrava-se em uma falsa paz, dominada pelo medo da Guerra Fria, com suas ogivas nucleares apontadas de ambos os lados — soviéticas e norte-americanas. Durante décadas, apesar das diferenças entre republicanos e democratas, o Ocidente manteve-se unido. A Europa, fortalecida, seguia como um pilar fundamental no embate geopolítico contra a União Soviética.

Essa estabilidade relativa sustentou-se até a ascensão de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos. Com sua chegada ao poder, as estruturas geopolíticas estão abaladas e o Ocidente se vê subitamente enfraquecido. Trump vira as costas para os aliados históricos e, de maneira alarmante, parece se alinhar a regimes autoritários, legitimando posturas expansionistas como a da Rússia. A ucrânia foi invadida e está, diariamente, sendo destruída aos olhos do mundo.

O que antes era impensável tornou-se realidade. A política externa dos Estados Unidos, outrora guardiã da liberdade e da estabilidade global, deu uma guinada que fragilizou alianças estratégicas e colocou a Europa em situação de vulnerabilidade. Trump chegou ao ponto de ameaçar a OTAN, um pilar da segurança ocidental, colocando em xeque a força do bloco que, por décadas, serviu como barreira contra o expansionismo de regimes autoritários. Mais recentemente, um de seus principais aliados, o empresário Elon Musk, chocou o mundo ao fazer um gesto que remete ao genocida Adolf Hitler.

O mais espantoso foi a reação do público presente: aplausos. Esse episódio, que deveria gerar indignação e repúdio unânime, revela o quanto a normalização de discursos extremistas e antidemocráticos avançou. Seu vice-presidente, em visita à Europa, critica uma suposta censura no continente e omite-se diante das brutalidades cometidas por ditaduras como Rússia, China, Turquia e Coreia do Norte. Só faltou acenar para Cuba e Nicarágua. O silêncio seletivo diz muito sobre a inversão de valores que estamos vivendo.

O mundo, outrora dividido entre forças democráticas e regimes autoritários, encontra-se em uma confusão sem precedentes. O líder da maior potência ocidental tornou-se um fator de desestabilização, não de união. A ascensão de Trump trouxe consigo um questionamento profundo sobre o futuro da democracia e da ordem internacional. O que antes parecia sólido agora está por um fio. O Ocidente, outrora coeso e forte, precisa reagir antes que seja tarde demais.

(*) Médico e deputado estadual (Solidariedade).

Fonte: Publicado In: O Povo, de 7/03/2025. Opinião. p.23.


sábado, 20 de julho de 2024

NÃO PRECISO DA POLÍCIA

Um casal estava se preparando para dormir, quando o homem percebeu que estavam acesas as luzes do jardim. Em seguida, eles ouviram vozes: três homens tinham pulado o portão e estavam assaltando a casa.

Assustados, eles ligaram para a polícia. O despachante que atendeu respondeu que iria enviar a viatura assim que uma estivesse disponível, pois todos os policiais estavam atendendo outras chamadas.

O casal esperou 15 minutos e nada. O homem então ligou novamente, e ouviu a mesma resposta: "Não há nenhuma viatura disponível".

Após meia hora, e nada da polícia chegar, o homem ligou de novo e falou:

"Não se preocupem, não precisa mais mandar a viatura. Eu atirei nos assaltantes e matei todos. Agora meus cachorros estão comendo seus corpos!"

Em menos de dois minutos a polícia cercou a casa. Os oficiais entraram armados até os dentes, e capturaram os ladrões em flagrante!

Um dos policiais, então, vira para o homem e diz: "Eu pensei que você tinha matado todos e dado para os cachorros..."

E o homem respondeu: "E eu pensei que não tinha nenhuma viatura disponível..."

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

quarta-feira, 3 de julho de 2024

A FARRA DOS EMPRÉSTIMOS COM O SEU DINHEIRO!

Por Luiz Eduardo Girão (*)

Junho chegou, o mês das quadrilhas juninas, onde muitos cearenses celebram a cultura nordestina. Mas, infelizmente, com essa farra de empréstimos realizada pelo governador Elmano de Freitas e o prefeito José Sarto, que juntos somam o absurdo valor de R$ 4,8 bi, nosso "arroz doce" azedou. Tudo para se manterem no poder...pelo poder!

Minha vida inteira trabalhei sempre gerindo recursos com bastante responsabilidade e respeito, seja à frente de empresas gerando milhares de empregos, ONG's, na produção de teatro e filmes ou quando tive a honra de presidir o Fortaleza Esporte Clube. E fiz de "poucos limões, uma limonada". Afinal, como sempre ouvi de meu avô: "Dinheiro não aguenta desaforo e não se acha em calçada alta". E esse conselho cabe tanto para o setor público como para o privado, e, até mesmo, para as finanças pessoais.

Sarto, no 4° ano de gestão e com a disputa pela reeleição no horizonte, teve 8 empréstimos aprovados. O valor somado chega a R$ 2,8 bi e acredite, parte desse dinheiro será para aquisição de 19 veículos 100% elétricos, enquanto faltam medicamentos nos hospitais. Já Elmano, com pouco menos de um ano e meio de governo, protocolou 3 solicitações de empréstimos que somam R$ 2 bi e pasmem, parte desse dinheiro emprestado é para pagar outros empréstimos, ao invés dos necessários investimentos na melhoria da segurança pública do Estado.

O pior é que tanto a Câmara Municipal quanto a Assembleia autorizam sem resistência, servindo como um "puxadinho" dos palácios...Não precisa ser um economista para saber que isso é um buraco sem fim e um dia essa conta vai chegar.

A inoperância desses governos pode ser medida sempre pela insuficiência de recursos para a entrega de serviços básicos, como segurança, saúde e geração de emprego. Contudo, o prefeito e o governador se mostram bastante eficazes para criar pastas governamentais e inchar a máquina pública. Para efeito de comparação, no Ceará, temos 33 secretarias, e em Fortaleza, 30, já em Minas Gerais (com 669 municípios a mais que o Ceará), são 15 secretarias.

Considerando que, tanto o Estado como o Município, vem sendo governados nos últimos 20 pela mesma oligarquia - a dupla PT e PDT - entendemos que o fim desta farra irresponsável pelo poder somente se dará com a eleição de gestores de verdade, que administrem de forma transparente e eficaz o dinheiro do pagador de impostos.

Paz & Bem.

(*) Empresário. Senador pelo Podemos/CE.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 7/06/24. Opinião, p.27.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

À MESTRA E AO MESTRE O SEU VALOR

Por Tales de Sá Cavalcante (*)

O professor pernambucano Mozart N. Ramos quase foi ministro da Educação. O governo anterior falhou e escolheu, em sequência, 5 opções que, juntas, não chegam ao nível do preterido. Ao alugar um imóvel na Itália, o notável educador soube que, por ser professor, não se exigiria avalista na locação. Depois, um outro professor chegou em Recife e usou Mozart como abonador. Em vez de um OK!, ouviu: "Ora, o senhor é professor e traz como fiador outro professor?" É mais uma evidência de que no Brasil o valor da Educação não é reconhecido.

O "Fantástico" de 3/12/2023 nos apresentou Samara, 23 anos, moradora do interior fluminense, que passou 8 dias presa. Em 2010, quando tinha 10 anos, bandidos usaram seu CPF em um estelionato na Paraíba. Em 23/11/2023, a polícia do Rio a prendeu. A família arrecadou 5 mil reais para o advogado, e o pai ia todos os dias à prisão em busca de uma solução.

Em 29/11/2023, foi oficializada a soltura. O pai lá ficou 24 horas por dia, a dormir no carro, para recepcionar a filha em sua saída; e logo foi confirmado o uso indevido do CPF de Samara e de outras vítimas. O dia 6/12/2023, com sua formatura em Matemática, foi de festa para ela, o marido Jhonatan e o filho Lhiam, de 2 anos. A professora, que leciona reforço presencial e on-line, revelou: "Oi, gente. Meu nome é Samara e esse é o meu canal para ensinar […] Matemática. [...] Não esquece de se inscrever, curtir, compartilhar para me ajudar e ajudar os seus amigos também, tá bom?"

Agora, pensa em estudar Direito e afirmou: "Eu sou a Samara, sou filha, sou mãe, sou nora, sou amiga, sou professora. Ninguém é perfeito, mas eu faço a minha parte para poder ter paz na minha vida e para poder ajudar as pessoas que eu posso ajudar". Parabéns, Samara. Eu sou o Tales, já fui professor de Matemática, como você, e agora sou reitor do Centro Universitário Farias Brito, em Fortaleza. Eu também gosto de ajudar as pessoas e gostaria de conceder-lhe uma bolsa integral no nosso curso de Direito completo. No futuro, com muito prazer, assinarei seu diploma. Um abraço para a futura bacharela em Direito.

(*) Reitor do FB UNI e Dir. Superintendente da Org. Educ. Farias Brito. Presidente da Academia Cearense de Letras.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 14/12/23. Opinião, p.18.

domingo, 9 de julho de 2023

O TELEPATA DA POLÍCIA

A polícia estava tendo problemas para determinar se seus suspeitos são ou não culpados de cometer os crimes pelos quais foram presos. Depois de conversar com um telepata que diz ser capaz de determinar se qualquer pessoa trazida a ele cometeu um crime, eles decidem consultá-lo.

Eles trazem o primeiro suspeito e imediatamente o homem diz: “esta pessoa cometeu um assassinato. Ele assassinou um entregador de pizza em sua casa.” Sem palavras, a polícia começa a pensar que o cara é bamba. “Ele tem que estar falando a verdade”, eles acreditam. "Não contamos nada a ele sobre o caso."

Eles trazem outro suspeito e imediatamente o homem diz: “este homem é inocente e não cometeu nenhum crime. Ele foi acusado de roubo por seu vizinho, Eugênio Augusto.” A polícia está pasma. “Como ele sabe? Não contamos nada a ele sobre o caso!”

Os policiais estão um pouco céticos e decidem fazer um pequeno teste. Eles trazem uma bela mulher que sabem que não cometeu nenhum crime. Um policial entra na sala com ela e, instantaneamente, o homem diz: "esta mulher cometeu um roubo". O oficial, sabendo que isso é uma mentira, disse ao homem: “Nós sabíamos! Nós a trouxemos para realmente testar suas habilidades, e claramente você é uma fraude!” Eles dispensam a mulher. “Eu correria atrás dela, se fosse você”, diz o homem. "E por que razão?" Pergunta o oficial. "Porque ela roubou sua carteira."

Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

sábado, 6 de junho de 2020

AS LOIRAS QUE SE ENTENDEM BEM


Uma loira está dirigindo seu carro esporte grande vermelho à toda velocidade quando é surpreendentemente parada por uma policial também loira.
- Posso ver sua carteira de motorista?, pede a policial.
A loira começa a procurar a carteira freneticamente na bolsa, até que pergunta:
- Como é mesmo a carteira de motorista?
A policial responde:
- É retangular e tem uma foto sua.
A loira acha na bolsa um espelho retangular. Ao pegá-lo, ela olha para o espelho e o entrega para a policial.
A policial olha para o espelho, devolve para a loira e diz:
- Tudo bem. Pode ir. Não sabia que você também era policial.
Fonte: Disponível na home page “Tudoporemail”.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Delegada Ivana Timbó morre aos 62 anos em Fortaleza

Ivana Timbó atuou por mais de três décadas como delegada da Polícia Civil no Estado do Ceará — Foto: Cid Barbosa/SVM
Por G1 CE

Ivana Timbó trabalhou mais de 37 anos como delegada de Policia Civil.

A delegada aposentada Ivana Maria Timbó Pinto, de 62 anos, morreu na noite desta segunda-feira (25), em Fortaleza. A informação foi confirmada por familiares e pela Associação dos Delegados da Polícia Civil do Ceará (Adepol). A causa da morte não foi divulgada.
Ivana Timbó atuou por 37 anos e 7 meses como delegada da Policia Civil no Estado do Ceará, onde prestou serviços nas assessorias Administrativa e Jurídica da Superintendência da PCCE, no 1º, 3º e 22° Distritos Policiais e nas delegacias especializadas de Acidentes e Veículos, da Família e do Menor, de Defesa da Mulher (DDM), da Criança e do Adolescente (DCA) e na Delegacia de Combate à Exploração da Criança e Adolescente (Dceca).
O velório será restrito à família e ocorrerá na funerária Ethernus e o sepultamento ocorrerá às 16 horas, no cemitério Parque da Paz em Fortaleza.

Trabalho de excelência

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) lamentou, por meio de nota, o falecimento de Ivana Timbó. O órgão reconheceu e agradeceu os relevantes serviços prestados em prol da instituição e da sociedade cearense. A Polícia Civil afirmou que a delegada se destacou no combate à exploração de crianças e adolescentes.
Ainda segundo a Polícia Civil, Ivana recebeu nove elogios em sua ficha funcional referentes ao trabalho desenvolvido em seu tempo de serviço.
Fonte: G1 CE/SVM.
Nota do Editor do Blog: Ivana era dedicada companheira do meu tio Edson Gurgel Coelho há muitos anos. Pessoa sensível e muito agradável. De fácil convivência, ela deixa um turbilhão de saudades entre seus familiares e no seu vasto círculo de amigos e colegas de trabalho. Profissional exemplar, marcou a sua atuação pautada na discrição e na efetiva resolução das demandas e tarefas que lhe eram atribuídas por seus superiores. Dra Ivana faleceu no Hospital Haroldo Juaçaba do Instituto do Câncer do Ceará, vítima de pertinaz enfermidade.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da família Gurgel-Carlos

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O QUE FAZER APÓS UM FURTO / ROUBO / ASSALTO


IMPORTANTÍSSIMO! LEIAM ATÉ O FIM!
A gente só se dá conta quando acontece com a gente...
Fui abordada por um indivíduo na rua, que levou minha bolsa com todos os documentos (até hoje não apareceram). Cancelei todos os cartões, abri um boletim de ocorrência, fiz tudo o que manda um figurino nessa situação, mas não foi o suficiente.
Semana passada fui tentar um crédito numa loja e fui surpreendida com a notícia de que meu nome estava com muitas restrições. Fui ao SPC e SERASA imediatamente para verificar, e realmente meu nome está completamente sujo. Os camaradas abriram contas, usaram limites e fizeram cartão de crédito em vários bancos em Estados diferentes, pegaram empréstimos em várias financeiras, compraram através de crediário no Ponto Frio, Lojas Renner etc., isso tudo em 5 dias após o assalto. Imaginem... agora estou tendo uma dor de cabeça e uma trabalheira danada para limpar meu nome.
Mas o que quero atentar, é para o item 6, que está bem destacado abaixo. Assim como o advogado relata, eu também nunca tinha ouvido falar disso e acho que a maioria das pessoas. Então não fiz o alerta nos órgãos de crédito, que aliás o principal responsável por essa orientação é a Polícia no momento que registramos o Boletim de Ocorrência. A partir de orientações do SPC e SERASA, fiz o alerta agora, pois depois de conseguir limpar meu nome, como os bandidos ainda estão com meus documentos, podem tentar novas fraudes.
Por favor, repassem estas informações para que outras pessoas não tenham a dor de cabeça que estou tendo agora.
1. Não assine a parte de trás de seus cartões de crédito. Ao invés, escreva: 'SOLICITAR RG'.
2. Ponha seu número de telefone de trabalho ou seu telefone celular em seus cheques em vez de seu telefone de casa, e use seu endereço de trabalho.
3. Tire xerox de todo o conteúdo de tua carteira; documentos, cartões de crédito, fotos etc. Você saberá o que tinha em sua carteira e todos os números de contas e números de telefone para chamar e cancelar...
Mantenha a fotocópia em um lugar seguro.
Também leve uma fotocópia de seu passaporte quando viajar.
Em uma semana, os ladrões ordenaram um caro pacote de telefone celular, aplicaram para um cartão de crédito VISA, tiveram uma linha de crédito aprovada para comprar um computador, dirigiram com minha carteira, e mais......
5. Abra um Boletim Policial de Ocorrência imediatamente na jurisdição onde seus cartões de crédito, etc., foram roubados. Isto prova aos credores que você tomou ações imediatas, e este é um primeiro passo para uma investigação (se houver uma).
Mas aqui está o que é talvez mais importante de tudo:
6. Chame imediatamente o SPC (11-3244-3030 ou 11-3244-3030) e SERASA (11-3373-7272 ou 11-3373-7272) (e outros órgãos de crédito se houver), da sua cidade, para pedir que seja colocado um alerta de fraude em seu nome e número de CPF. Eu nunca tinha ouvido falar disto até que fui avisado por um banco que me chamou para confirmar sobre uma aplicação para empréstimo que havia sido feita pela Internet em meu nome... O alerta serve para que qualquer empresa que confira seu crédito saiba que sua informação foi roubada, e eles têm que contatar você por telefone antes que o crédito seja aprovado.
Quando fui aconselhado a fazer isto (quase duas semanas depois do roubo), todo o dano já havia sido feito.
Há registros de todos os cheques usados para compras pelos ladrões, mas nenhum depois que coloquei o alerta.
Desde então, nenhum dano adicional foi feito, e os ladrões jogaram fora minha carteira.
Este fim de semana alguém a devolveu para mim. Esta ação parece ter feito eles desistirem.
Todos os dias repassamos muitas piadas pela Internet. Mas se você repassar esta informação, realmente estará ajudando as pessoas com quem você se preocupa
Fonte: Internet (circulando por e-mail e i-phones). Autoria desconhecida.

quarta-feira, 3 de outubro de 2018

CRIMES PERFEITOS?


Por Luiz Gonzaga Fonseca Mota (*)
Não existe crime perfeito, bem como ninguém, a não ser em legítima defesa, pode tirar a vida de uma pessoa. A vida é um dom de Deus, e somente Ele sabe o momento de extingui-la. Por sua vez, examinando-se casos concretos, vivenciamos, atualmente no Brasil, um clima de significativa insegurança. Milhares de brasileiros e brasileiras são assassinados por ano de forma cruel e covarde. O pior é que a maioria desses crimes, apesar do esforço de alguns, não são sequer investigados e esclarecidos. As causas são várias: roubo, passional, vingança, drogas, bebidas alcóolicas, etc. Ademais, existe uma forma de infração extremamente lamentável numa sociedade dita democrática. É o crime de natureza política. Aconteceram vários nos últimos anos no Brasil. Recentemente, duas atrocidades, com repercussão internacional, ocorreram. A sociedade brasileira deseja e tem o direito de saber as razões e os envolvidos no assassinato da Vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson, bem como do atentado, quase fatal, ao Deputado Federal Jair Bolsonaro. Ambos políticos e com perspectivas promissoras. É triste, mas somos irmãos vivendo num ambiente onde o ódio se destaca e o amor vem desaparecendo. Lembremo-nos de Shakespeare: “Lutar pelo amor é bom, mas alcançá-lo sem luta é melhor”. É claro que a única luta que devemos admitir é a democrática, pacífica e livre. Será necessário apelar para o escritor Conan Doyle, falecido em 1930, e pedir-lhe que Sherlock Holmes e seu caro amigo Watson resolvam, pelo menos, os casos Marielle e Bolsonaro?
(*) Economista. Professor aposentado da UFC. Ex-governador do Ceará.
Fonte: Diário do Nordeste, Ideias. 28/9/2018.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

ENCONTRO DE CATÓLICOS COM RESPONSABILIDADES POLÍTICAS



Por Pedro Sisnando Leite (*)
Falando sobre o amor cristão, disse o sumo Pontífice Bento XVI: “A sociedade justa não pode ser obra da Igreja, deve ser realizada pela política. Mas, como ao mesmo tempo é uma tarefa humana primária, a Igreja tem o dever de oferecer sua contribuição específica para que as exigências da justiça se tornem compreensíveis e politicamente realizáveis”. Tais orientações serão analisadas em diálogo com todos aqueles que se preocupam seriamente com o ser humano e com o mundo. Devem participar pela via da argumentação racional e despertar forças espirituais sem as quais a justiça não pode prosperar (Deus Caritas est). A justa ordem da sociedade e do Estado é dever central da política, e esta é de natureza ética. Neste ponto, política e fé tocam-se. O papa nos indica com isso a importância da vida política e a necessidade da ação dos católicos na mesma.
O Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e a Pontifícia Comissão para a América Latina realizam, de 1º a 3 de dezembro, um Encontro em Bogotá (Bolívia) com a presença de parlamentares dessa região para darem continuidade aos debates desenvolvidos na V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe realizada em Aparecida (Br), em 2007. O Ceará está presente com a participação do deputado Carlos Matos (PSDB), sendo convidado especial entre os 70 parlamentares escolhidos pela Pontifícia Comissão para a América Latina.
O pensamento dominante dessa iniciativa está na proclamação do papa Francisco, que tem ressaltado que “a política é uma das formas mais elevadas da caridade, porque serve ao bem comum”. O Encontro de Católicos com Responsabilidades Políticas propõe-se, também, a estudar as formas mais eficazes de modalidades, estímulos e forças nas questões de dirigentes políticos entre os católicos.
Conclui-se, portanto, que na realidade deste continente há uma notável ausência, no âmbito político, de vozes de líderes católicos que sejam defensores da doutrina social da igreja. A pobreza aguda, a exclusão social e o relativismo ético também são preocupações que precisam dos compromissos dos políticos católicos.
(*) Economista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e e membro do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará.
Fonte: O Povo, de 1/12/2017. Opinião. p.11.

domingo, 3 de dezembro de 2017

CHAMANDO A POLÍCIA


- 190 Polícia, Boa noite!!!
- Sim. Boa noite!!! Aqui é da polícia
- Por favor, mandem alguém urgente, entrou um gato aqui em casa! É caso de vida ou morte!!!!!!!!!
- Mas como assim, um gato em sua casa???
- Um gato!!! Ele invadiu a minha casa e está caminhando na minha direção.
- Ele vai me matar! preciso de ajuda!!!!!!
- Mas como assim? Você quer dizer um ladrão que é gato?
- Não, imbecil! Estou falando de gato mesmo, desses que têm quatro patas, rabo, fazem miau, porraaaaaaaa !!! Vem depressa!!!
- Mas o que tem de mais um gato ir na sua direção?
- Ele vai me matar !!! Puta que pariu!!! Se vocês não fizerem nada, serão os culpados!!!
- Quem está falando.
- É o papagaio da casa.
Fonte: Internet (circulando por e-mails e i-phones sem autoria definida).

sábado, 3 de junho de 2017

ELEIÇÃO DIRETA AGORA?

Por Affonso Taboza (*)
Precisamos agora é de juízo e bom senso. Eleições diretas só em 2018, como prevê a Constituição.
Um non sense! Parece que o arsenal de maldades dos inimigos deste país não se esgota. Inimigos, sim, pois, como tal, agiram na tarefa insana de arrasar o País. E parece que os 13 anos de pilhagem e desmonte não lhes satisfizeram a gana, pois agora não medem esforços em atrapalhar, por todos os meios, sua reconstrução.
Diante da iminente derrocada do governo na enxurrada de destemperos que devasta o País, vêm esses ativistas propor a falsa e sempre lembrada “solução salvadora”: eleição direta para presidente. Não custa lembrar-lhes que Lula e Dilma, responsáveis pela desgraça que vivemos, foram escolhidos pelo povo (sic) diretamente em urnas eletrônicas. Precisamos agora é de juízo e bom senso. Eleições diretas só em 2018, como prevê a Constituição.
Eleição direta não é remédio sacrossanto e milagroso. Aqui já se elegeram por esta via, com votos de protesto, macacos e rinocerontes de zoo, bodes e palhaços, numa demonstração de que grande parte do nosso povo não leva a sério o compromisso cívico da escolha de seus dirigentes. E reelege irresponsáveis de carteirinha, demagogos e populistas audaciosos, mesmo depois de arruinarem a economia e degradarem o País.
Eleição direta para presidente, se Temer tiver de sair, é um despropósito. Temos uma Constituição que, embora surreal, está em vigor e tem de ser respeitada. Emendá-la agora para atender aos interesses de grupos recentemente expulsos do poder, é uma dupla insanidade! Um processo traumático, demorado e de complicada execução. E a Nação, exangue, teria prolongada sua agonia. Por pior que seja o Congresso, a ele cabe escolher o presidente-tampão.
Democracia é um regime político sofisticado que não sobrevive em qualquer lugar. Exige solo fértil, o que, parece, não temos. Haja vista as frequentes turbulências institucionais registradas na História recente. Implantá-la e mantê-la exige esforço redobrado. Aqui vicejam as soluções de conveniência, o oportunismo, as espertezas. Nada é consistente. Em toda parte, areia movediça que não nos permite pisar firme.
Eleição direta para o possível sucessor de Temer só interessa aos que, baseados em resultados ocasionais de pesquisas, veem seu ídolo maior com chances de retornar ao poder. Não importa quão sujo esteja seu nome na praça nem as graves acusações que sobre ele pesam. Importa-lhes só que 30% dos entrevistados, ignaros ou aproveitadores contumazes, se dispõem a apoiá-lo, de olho nas fruições de curto prazo. O que pouco lhes importa é o futuro do País de seus filhos e netos!
(*) Coronel engenheiro reformado do Exército Brasileiro e Membro do Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará.
Fonte: O Povo, de 2/6/2017. Opinião. p.15.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

PREPOTÊNCIA



Por Paloma Jorge Amado (*)
Era 1998, estávamos em Paris, papai já bem doente, participara da Feira do Livro de Paris e recebera o doutoramento na Sorbonne, o que o deixou muito feliz.
De repente, uma imensa crise de saúde se abateu sobre ele, foram muitas noites sem dormir, só mamãe e eu com ele. Uma pequena melhora e fomos tomar o avião da Varig (que saudades) para Salvador.
Mamãe juntou tudo que mais gostavam no apartamento onde não mais voltaria e colocou em malas.
Empurrando a cadeira de rodas de papai, ela o levou para uma sala reservada. E eu, com dois carrinhos, somando mais de 10 malas, entrava na fila da primeira classe.
Em seguida chegou um casal que eu logo reconheci, era um político do Sul (não lembro se na época era senador ou governador, já foi tantas vezes os dois que fica difícil lembrar).
A mulher parecia uma árvore de Natal, cheia de saltos, cordões de ouros e berloques (Calá, com sua graça, diria: o jegue da festa do Bonfim). 
É claro que eu estava de jeans e tênis, absolutamente exausta. De repente, a senhora bate no meu ombro e diz: "Moça, esta fila é da primeira classe, a de turistas é aquela ao fundo."
Me armei de paciência e respondi: "Sim, senhora, eu sei."
Queria ter dito que eu pagara minha passagem enquanto a dela o povo pagara, mas não disse. Ficou por isso.
De repente, o senhor disse à mulher, bem alto para que eu escutasse: "Até parece que vai de mudança, como os retirantes nordestinos".
Eu só sorri. Terminei o check in e fui encontrar meus pais.
Pouco depois bateram à porta, era o casal querendo cumprimentar o escritor. Não mandei a puta que pariu, apesar de desejar fazê-lo. Educadamente disse não.
Hoje, quando vi na TV o Senador dizendo que foi agredido por um repórter, por isso tomou seu gravador, apagou seu chip, etecetera e tal, fiquei muito arretada, me deu uma crise de mariasampaismo e resolvi contar este triste episódio pelo qual passei.
Só eu e o gerente da Varig fomos testemunhas deste episódio, meus pais nunca souberam de nada.
(*) Paloma Amado - Psicóloga, filha do escritor Jorge Amado
OBS: O político se chama Senador ROBERTO REQUIÃO.
Fonte: O texto acima foi publicado recentemente no Facebook de Paloma Jorge Amado e reproduzido no Blog de Cláudia Wasilewski.
 

Free Blog Counter
Poker Blog