quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

ENEM E ENADE

Por Estevão Rocha (*)

Criar formas de avaliar a qualidade do ensino nas diversas etapas de formação do estudante é um desafio de alta importância, considerando os vários aspectos positivos que uma educação de qualidade pode proporcionar a uma pessoa, a uma região e a um país.

Nos países desenvolvidos, a avaliação da qualidade do processo educacional é uma realidade praticada há várias décadas, tamanha a relevância da formação de sua juventude para dar continuidade e melhorar o desenvolvimento social e econômico e para concretizar os seus projetos de Nação.

No Brasil, existem duas excelentes formas de avaliação tanto do ensino médio quanto do ensino superior. Ambas elaboradas e executadas pelo Ministério da Educação (MEC): o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

Desde o início de sua aplicação, o Enem tem recebido mais destaque da imprensa e dos meios de divulgação nacionais e locais. É compreensível este destaque devido à importância da formação básica no projeto de Nação, que consiste em dar condições intelectuais apropriadas à sua juventude. Isso, não somente por ser o marco necessário para se chegar ao nível superior, mas, também, por ter maior amplitude educacional, social e geográfica.

Contudo, não equiparar a importância de um ensino superior de qualidade com o ensino básico pode prejudicar ou inviabilizar projetos de desenvolvimento social e econômico desejáveis para um país. O exemplo da Coreia do Sul, que foi destaque em seu projeto educacional, ultrapassando o PIB per capita e o IDH de vários países, inclusive do Brasil, demonstra a importância em formar profissionais graduados com competências adequadas para exercerem suas profissões.

Nesse sentido, o Enade é um indicador de parâmetro de qualidade respaldado pela instância máxima da educação nacional representada pelo MEC. Portanto, a divulgação das Instituições de Ensino Superior (IES) que alcançaram ótimas avaliações neste exame de 2022 é em uma contribuição para a sociedade informar-se acerca das IES que têm maior comprometimento com a formação de qualidade dos estudantes. As universidades públicas possuem esse compromisso, com ótimas avaliações. No Ceará, também existem outras com alta qualidade, seguindo este parâmetro. Por que não divulgar? 

(*) Educador e diretor do Colégio Christus

Fonte: Publicado In: O Povo, de 17/11/23. Opinião, p.20.

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