terça-feira, 27 de abril de 2021

COVID-19 E A MISSÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Por Luiz Aramicy Pinto (*)

Estamos prestes a completar um ano que o mundo foi acometido da pandemia da Covid 19. Muito se tem divulgado sobre os melhores métodos para o enfrentamento visando a preservação da vida e minorando suas trágicas consequências.

Desnecessário dizer que ainda hoje o mundo vive um período de inquietação onde os avanços tecnológicos focados principalmente nas pesquisas, e o comprometimento da indústria farmacêutica na busca da vacina em muito tem contribuído para se chegar ao combate efetivo da doença.

As estatísticas mostram a agressividade da mesma, que tem levado milhares de pessoas a óbito nas mais variadas faixas etárias.

A grande solução que se apresenta para anular esta letal doença são as vacinas que visam proteger a humanidade para que possamos voltar a ter vida normal.

É certo, que hospitais bem equipados e com recursos terapêuticos de ponta tem contribuído para salvar vidas, entretanto, isto não é tudo.

É chegado o momento de se ressalvar o papel e a importância fundamental dos profissionais de saúde que são responsáveis pela assistência integral aos pacientes.

Neste particular reside nossa dificuldade quando aumentamos o número de leitos que sejam clínicos ou de UTI`S com a contratação de pessoal para compor as escalas de plantão.

Médicos infectologistas, intensivistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, auxiliar de enfermagem e demais profissionais inclusive os de TI, a cada dia fica mais raro.

Ressalte-se que as equipes atuais estão fisicamente chegando à exaustão, sem esquecer que alguns já foram contaminados, e até mesmo chegando a óbito.

Tudo isso posto, a nossa reflexão é no sentido de que as universidades tem que priorizar mais ainda a formação e especialização destes profissionais, pois somente assim se concretizará o apoio necessário, a atenção aos pacientes acometidos pela doença.

Para que tenhamos profissionais capacitados sabemos qu levará algum tempo mas, entendemos que esta pandemia vem mostrando a real necessidade de maior atenção aos recursos humanos especializados da saúde, sem deixar de levar em conta as políticas de governo no sentido do aproveitamento e valorização desta mão de obra. 

(*) Presidente da Associação de Hospitais do Ceará.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 19/3/2021. Opinião. p.24.


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog