sábado, 24 de abril de 2021

O PROGRAMA CIENTÍFICO DA XIX BIENAL DA ACADEMIA CEARENSE DE MEDICINA

 

A Academia Cearense de Medicina (ACM) realizará de 12 a 14 de maio de 2021 a sua XIX Bienal. Esse evento, de natureza científica e cultural e de suma importância para a Medicina cearense, terá como seu Presidente de Honra o professor e médico Acad. José Otho Leal Nogueira e como Patrono o Acad. Sérgio Gomes de Matos (in memoriam).

A coordenação executiva da Bienal é do Acad. Janedson Baima Bezerra; a organização do Acad. Vladimir Távora Fontoura Cruz e a supervisão geral encontra-se à cargo do Acad. Pedro Henrique Saraiva Leão. A programação científica foi elaborada pela Diretoria Científica, que tem no seu comando os acadêmicos José Iran de Carvalho Rabelo e Roberto Misici, e por integrantes mais afeitos ao temário a ser tratado.

O programa científico do evento, tendo a Covid-19 como tema central, será desenvolvido em Sala Virtual Zoom, administrada pela empresa Pyrilampo, sendo aberto a profissionais e estudantes da área de Saúde, previamente inscritos, e ao público em geral interessado na problemática da presente pandemia.

Na solenidade de abertura, marcada para a noite de 12/05/2021, ter-se-á a Conferência Magna “Covid-19: Direitos humanos em quarentena?”, a ser proferida pelo Dr. Ailton Benedito de Souza (GO).

A primeira atividade da manhã de 13/05/2021 será a Conferência “Covid-19 e as epidemias na história do homem”, sob a responsabilidade da Dra. Margareth Pretti Dalcolmo (RJ). Em seguida, com a moderação do Acad. Anastácio de Queiroz Sousa, dar-se-á o Painel: “Covid-19: a doença”, com os seguintes temas e painelistas: 1. “Medicina translacional: da biologia molecular à fisiopatologia da doença”, Dra. Roberta Lacerda Dantas (RN) e Dr. Fernando Antônio Brandão Suassuna (RN); 2.Covid-19 como doença sistêmica: as repercussões dos sistemas respiratório, vascular, digestivo, renal e neurológico”, Dr. Weiber Silva Xavier (CE); e 3. “Observação clínica ainda é a maior ciência. Fatos que sustentam o uso dos corticoides e outras drogas na Covid-19”, Dr. Roberto Sebastian Zeballos (SP). Concluindo os trabalhos matutinos, registra-se o Simpósio “Covid-19: apresentações especiais”, com os temas e oradores: Sobreposição de Covid e dengue e outras arboviroses” (doenças paralelas), Dr. Ivo Castelo Branco Coelho (CE) e “Síndrome inflamatória sistêmica em criança e adolescente com Covid-19”, Dr. Robério Dias Leite (CE).

O turno vespertino de 13/05/2021 contará inicialmente com a Conferência “Os paradigmas do conhecimento médico, o tratamento precoce e a vontade de curar”, tendo por expositora a Dra. Nise Hitomi Yamaguchi (SP). Na sequência, moderado pelo Acad. Francisco George Magalhães de Oliveira, vem à lume o Painel: “Covid-19: o tratamento (o estado da arte)”, com os temas e painelistas seguintes: 1. “Covid 19 como doença inflamatória sistêmica grave: anticoagulantes, anti-hipertensivos, biológicos, hemodiálise e outros recursos terapêuticos”, Dr. Francisco Ronald Pedrosa Oliveira Jr. (CE); 2. Covid-19 e o sistema respiratório: métodos de oxigenação invasivos e não invasivos”, Dr. Marcelo Alcântara Holanda (CE); e 3: Covid-19 como doença imunológica: plasmaterapia, imunoglobulina hiperimune, e outros recursos”, Dra. Luciana Maria de Barros Carlos (CE). Finalizando a tarde, o Simpósio Pós-Covid-19”, com os temas e oradores: Variantes virais, mutações e reinfecção”, Dr. Ricardo Dimas Zimmermann (RS) e “Aspecto clínicos e tratamento de variantes na Covid-19”, e Dr. Flávio Adsuara Cadeggiani (DF).

A programação da manhã dea 14/05/2021 começa com a Conferência “Covid-19: aspectos médico-psicossociais”, a ser pronunciada pelo Dr. Hélio Angotti Neto (DF). Nos mesmos moldes dos dias anteriores, tendo o Acad. Paulo Roberto Leitão Vasconcelos por moderador, ocorrerá o Painel “Covid-19: a profilaxia”, com a seguinte configuração: 1.Imunogenicidade das diferentes formas de vacinas x resposta imune ao coronavírus” Dr. Eurico de Arruda Neto (SP); 2. Covid-19: validade da imunização e estratégias de vacinação para garantia da eficácia”, Dr. Jeová Keny Baima Colares (CE); e 3.Covid-19: como alguns povos conseguiram controlar a pandemia antes da vacina”, Acad. Antônio Carlile Holanda Lavor (CE). Para concluir essa manhã, acontecerá o Simpósio Situações paralelas à doença”, quando se apresentarão “O respeito à dignidade da pessoa humana em tempos de pandemia”, Dr. José Abelardo Garcia de Meneses (BA); e “Repercussão econômica da Covid-19: os contextos brasileiro e internacional”, Dr. Felipe Bastos Gurgel Silva (USA).

Na solenidade de encerramento da XIX Bienal, agendada para a tarde de 14/05/2021, a ACM brindará a sua seleta audiência com a Conferência Magna “Plataformas vacinais: presente e futuro”, a ser pronunciada por Dr. Arnaldo Correia de Medeiros (DF), coroando um exitoso programa científico urdido pela Comissão Organizadora.

Pelo exposto, denota-se que a programação científica delineada, consoante acima foi discriminada, se revestirá da maior relevância para a compreensão e a divulgação de conhecimentos sobre a pandemia causada pelo novo coronavírus que vem afligindo a população humana, aqui e alhures, servindo o evento para registro de fatos presentes que hão de ser preservados para a posteridade.

Acad. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Titular da cadeira Nº 18 da ACM

*Publicado In: Jornal do médico digital, 2(12): 53-55, abril de 2021. (Revista Médica Independente do Ceará).


Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog