domingo, 18 de abril de 2021

CHURCHILL & MONTGOMERY: conflitos de egos

O marechal britânico Bernard Law Montgomery foi um dos comandantes das forças aliadas na Segunda Guerra Mundial. Tornou-se famoso por derrotar o marechal alemão Erwin Rommel, cognominado “a Raposa do Deserto”, nas batalhas pelo Norte da África.

Seus desafetos do alto comando aliado não conferiam a ele a reputação de ser assim tão bom quanto o próprio imaginava crer, pois se achava o máximo depois do término desse conflito bélico. Ademais, Monty, como era chamado pela imprensa, se apresentava como muito certinho, cumpridor estrito de regras e regulamentos.

Certo dia, durante uma celebração militar em que Montgomery estava sendo homenageado por ter vencido Rommel na Batalha da África, ele foi instado a discursar sobre sua experiência na guerra.

Naquela oportunidade, Montgomery, com toda empáfia, no seu discurso proclamou:

Não fumo, não bebo, não prevarico e sou herói.

Winston Churchill, possuidor de fino humor britânico, ao lado, ouvindo o que Montgomery dizia e cheio de ciúme, retrucou para um colega que estava vizinho:

Já eu fumo, bebo e prevarico. Por isso, sou chefe dele.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Ex-Presidente da Sobrames-Ceará

* Publicado In: SILVA, M. G. C. da (Org.). Ombro, arma! Médicos contam causos da caserna. Fortaleza: Expressão, 2018. 112p. p.69-70.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog