domingo, 30 de agosto de 2020

A ESPERANÇA, FRUTO DA FÉ

Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

O isolamento social trouxe, para muitos, a oportunidade de uma autoavaliação de comportamentos, de valores e principalmente um reafirmar da fé. Conscientizamo-nos de nossas fragilidades e finitude e que nada somos sem Deus e precisamos da presença de Jesus, o Senhor das Santas Chagas.

A fé, a religião não são ópios, muito menos mecanismos de fuga, ao contrário, acredito que a fé é determinante para enfrentarmos e superarmos o que vem pela frente.

Não sabemos como será nossa realidade pós-pandemia, falasse num "novo normal", mas acredito que tem que ser a hora da mudança, de abandonarmos os velhos costumes, falo do comportamento individualista e consumista, refiro-me ao modo de pensar e de agir que atende apenas aos interesses do próprio indivíduo, sem se importar com as pessoas que estão em volta, o que fere gravemente os desígnios de Deus.

Tenho testemunhado que muitos já firmaram essa consciência, muitos se abriram ao próximo, muitos gestos de solidariedade e preocupação foram praticados e esse é o legado que deve permanecer.

Não somos anjos é verdade, ninguém vive de vento, todo mundo tem que comer, que se vestir, mas não precisamos fazer isso de maneira egoísta, acumulativa. A fé deve nos levar a viver de acordo com a Palavra de Deus, na solidariedade, na partilha, no amor.

Mesmo em tempos de incerteza, quando existe fé verdadeira, existe confiança e o sofrimento nos aproximam do Senhor, isso significa que não devemos concentrar nossa atenção somente nas dificuldades, e sim na presença de Jesus, que disse: "Neste mundo, vocês terão aflições, mas tenham coragem; eu venci o mundo" (Jo 16, 33).

A esperança é fruto da fé, mas é também o seu sustento. A nossa esperança tem sentido em Jesus, pois Ele é nossa esperança. Ninguém pode esperar de Deus a vida eterna, se antes não colocar sua confiança nas promessas de Jesus Cristo.

Sempre depois de uma tempestade vem a bonança. Tudo vai passar, mas é preciso um esperar ativo no Espírito Santo, confiante em Deus, e na presença de Jesus. Se assim nos mantivermos colheremos os frutos de uma fé provada e vitoriosa. 

(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Fonte: O Povo, de 18/7/2020. Opinião. p.14.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog