sábado, 1 de agosto de 2020

Pesar pelo falecimento do Dr. JOSÉ ELOY DA COSTA FILHO


É muito pesaroso que comunico o falecimento, na tarde de hoje (1º/08/2020), do doutor José Eloy da Costa Filho, médico e um dos mais renomados cardiologistas do Ceará, vítima de insidiosa doença contra a qual lutara nos últimos meses.

Dr. Eloy ingressou no Curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1971, tendo colado grau em dezembro de 1976, na Turma JK.
Logo após a sua graduação, nos anos de 1978 e 1979, cumpriu a Residência Médica de Cardiologia no Hospital de Base do Distrito Federal, permanecendo em Brasília nos anos seguintes, atuando como cardiologista e chefe do Núcleo de Assistência Médica-Odontológica da Fundação Educacional do Distrito Federal.
Cursou especialização em Ecocardiografia na Faculdade de Medicina de Creteil da Universidade de Paris Val-de-Marne, em 1983-84, ao tempo em que estagiou no Departamento de Ecocardiografia do Hospital Broussais, em Paris-França. Em 1989, retornou à capital francesa para estagiar no serviço de Malades Enfants do Hospital Necker, no qual aperfeiçoou suas conhecidas habilidades em Ecocardiografia infantil.
Foi médico do Hospital Universitário Walter Cantídio da UFC, comportando a ele fazer os exames ecocardiográficos da Maternidade Escola Assis Chateaubriand, granjeando notável experiência no diagnóstico de cardiopatias congênitas. Como médico concursado da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, foi lotado no Hospital de Messejana do Carlos Alberto Studart Gomes, onde por muitos anos trabalhou no Serviço de Ecocardiografia desse hospital de referência em doenças cardiopulmonares do Nordeste.
Como profissional liberal, pode-se dizer que foi o primeiro cardiologista a se dedicar exclusivamente à Ecocardiografia no Ceará, conquistando um justo e merecido reconhecimento entre os seus pares locais, bem como perante os colegas ecocardiografistas do Brasil.
O Dr. Eloy foi presidente da Sociedade Cearense de Cardiologia no período 1997-99 e presidiu o IX Simpósio Brasileiro de Ecocardiografia, evento realizado em Fortaleza, em 1996, que obteve grande repercussão na cardiologia brasileira, mercê do primor da sua organização e do elevado nível científico de sua programação.
O Dr. Eloy da Costa Filho era casado com a sua colega de turma, a professora e hematologista Clara Maria Bastos Eloy da Costa, de cujo deixa três filhos: Larissa, patologista residente em Campinas-SP, Eloy Neto, advogado, e Victor, economista.
Como decorrência das medidas de restrição impostas na vigência da presente pandemia, as exéquias deverão ocorrer em cerimônia reservada a familiares, o que impossibilita a que muitos amigos e colegas rendam solidariedade cristã aos familiares do pranteado médico.
Nós fomos colegas contemporâneos de formação médica e tivemos uma longa convivência por laços de família. Na oportunidade, apresentamos os votos de pêsames à família enlutada, ao tempo em que oramos ao Pai Eterno para que o acolha entre os Seus eleitos e conceda aos familiares o conforto espiritual neste momento de dor e saudades.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Médico da UFC – Turma 1977

Um comentário:

Alzira disse...

Que o Senhor conforte Dra Clara , filhos e toda a sua família!!Que hoje Dr Eloy esteja nos braços e na PAZ de Nosso Senhor!🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

 

Free Blog Counter
Poker Blog