sábado, 13 de julho de 2019

FAZEI O NOSSO CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO



Por Pe. Reginaldo Manzotti (*)

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus é um dos grandes desafios da nossa fé, porque nos leva a contemplar, experimentar e testemunhar o amor de Deus. Para aprofundarmos nossa relação com Jesus, temos que parar de sermos rasos e passar a sermos profundos com relação ao Seu amor.
Na vida não precisamos saber de tudo, mas temos que nos propor a fazer tudo bem. Pensando assim, se nos propomos a seguir Jesus nós temos que ser excelentes e verdadeiramente diplomados no conhecimento profundo Dele. É isso que Deus espera de nós, que sejamos e tenhamos profundamente essa relação com Jesus Cristo no Seu Sagrado Coração.
O cristão tem que ter conhecimento profundo de quem é Jesus Cristo, quais são seus ensinamentos, seus sentimentos. Na devoção ao Sagrado Coração, como nos ensina o ministério da Igreja, somos chamados a "experimentar" esse Jesus.
Olhar para Jesus no seu coração transpassado e dilacerado significa tentar perceber um movimento de encontro com o coração de Jesus que por excelência está na Eucaristia. Portanto, um olhar para o coração é um olhar para a Eucaristia. É um olhar que transforma e nos mantém fixos no Senhor.
Se olharmos para as coisas erradas elas nos atraem. Se ficarmos sempre reparando nas coisas ruins elas nos atraem. Por isso, devemos manter nossos olhos nos bons exemplos e nas atitudes de Jesus e aprender com elas.
Se queremos ter o coração semelhante ao de Jesus, não podemos ter as mãos sujas pelas negociatas, por tocar onde não devia, suja porque fomos coniventes com as injustiças, porque cruzamos os braços quando alguém precisou. Mãos sujas porque faltamos com o respeito, pelo desacato, pela omissão.
Então, nos cabe uma pergunta: Qual o nível de profundidade de nossa experiência com Jesus? Temos que nos perguntar isso, porque o que nos leva à experiência e ao conhecimento é a Palavra de Deus "mastigada", "ruminada" e tão internalizada a ponto de não sabermos se é nosso conceito ou conceito de Deus, como viveu São Paulo: "Eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim" (Gl 2,20a). É essa a dinâmica do Coração transbordante de Jesus.
Assim, deixemo-nos atrair por esse Coração que é misericórdia, amor, perdão e doação.
(*) Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).
Fonte: O Povo, de 8/6/2019. Opinião. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog