quinta-feira, 23 de abril de 2020

AS CRIANÇAS E A PANDEMIA DE COVID-19


Por André Luiz Santos Pessoa (*)
Nos últimos meses conhecemos o coronavírus, uma ameaça que não distingue classe social ou etnia. Coronavírus é uma família de vírus que causa infecções respiratórias e intestinais, e tem esse nome porque parece com uma coroa no microscópio eletrônico. Embora causem outras formas de infecções do trato respiratório, o tipo atual requer atenção especial.
Na maioria dos infectados, o quadro se assemelha a um resfriado comum, mas um percentual dos pacientes evolui com gravidade, principalmente em grupos de risco, como idosos ou pessoas com doenças crônicas, mas também tem sido relatado em jovens hígidos. Essa variante chamada Sars-CoV-2, causa a doença Covid-19, que pode causar uma Síndrome respiratória aguda grave (Sars) cursando com insuficiência respiratória e internação. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 81% desenvolveram sintomas leves, 14% sintomas graves e 5% estão em estado crítico. Sua letalidade é de cerca de 4%.
No meio do caos surge uma dúvida importante: quais os riscos e cuidados em relação às crianças? Por se tratar de uma "doença nova" ainda se carece de estudos científicos robustos que produzam evidências científicas que norteiem cuidados, complicações e tratamentos específicos. Até o momento artigos científicos de revisão, produzidos principalmente na China, mostram que os casos pediátricos têm sido menos frequentes e de forma geral menos graves. Esse dado serve de alento, mas não deve motivar uma despreocupação com os cuidados a serem tomados: a) Crianças devem ficar em casa saindo apenas para situações completamente essenciais, como vacinações, exames ou atendimentos médicos. O contato com outras crianças dentro de um condomínio deve ser evitado; b) Lavagem das mãos com água e sabão e/ou uso de álcool a 70%, com assistência de um responsável deve ser constante, principalmente ao tocar em objetos ou pessoas; c) Evitar-se tocar nos olhos, nariz e boca, pois as mãos podem estar contaminadas; d) Calçados usados fora de casa não devem ser usados em casa, roupas usadas fora de casa devem ser lavadas; e) Telefone celular é uma importante fonte de contaminação. Limpe-o periodicamente com álcool isopropílico; f) babás que retornam rotineiramente para os seus lares, devem ser licenciadas de forma remunerada; g) o calendário vacinal deve ser mantido. 
(*) Neurologista Infantil e professor do curso de Medicina da Uece.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 9/04/2020. Opinião. p.11.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog