sexta-feira, 17 de abril de 2020

Bispo diagnosticado com coronavírus é 1ª vítima no episcopado brasileiro


O ex-arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, de 70 anos, foi o primeiro bispo da Igreja Católica a morrer em decorrência coronavírus da Covid-19 no Brasil. A infecção pelo novo coronavírus foi confirmada ontem pela instituição religiosa, menos de 24 horas depois da morte do epíscopo, em Fortaleza.
Em nota, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou a morte dom Aldo e se solidarizou com fiéis da Paraíba e da capital cearense, onde o religioso morava desde 2016. Ele estava internado em um hospital privado há cerca de um mês após complicações de saúde devido a um câncer no pulmão e outro no fígado. Em 2017, o bispo também havia lutado contra tumores malignos na próstata e no intestino grosso.
Devido ao diagnóstico de Covid-19, o funeral de dom Aldo aconteceu sem a presença de fiéis no Santuário de São Benedito, em Fortaleza. No local, também fica o mausoléu onde o corpo do religioso foi sepultado.
"No momento do sepultamento, foram seguidas as devidas precauções e recomendações das autoridades sanitárias e governamentais, para salvaguardar a vida das pessoas e evitar o contágio do novo coronavírus. Por isso, a celebração de exéquias não foi aberta ao público, ficando restrita à comunidade religiosa local dos sacramentinos", informou a CNBB.
Na mesma hora, no fim da tarde, uma missa presidida por dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, arcebispo sucessor de dom Aldo na Arquidiocese da Paraíba, prestou as últimas homenagens ao ex-bispo. A celebração em João Pessoa também ocorreu a portas fechadas, mas foi acompanhada por centenas de fiéis pela internet.
"No tempo oportuno, seus restos mortais serão transladados para a Catedral Basílica Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa", declarou dom Manoel Delson.
Dom Aldo era paulista da cidade de Santa Bárbara do Oeste, nascido no dia 16 de setembro de 1949. Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga e no Seminário São Pio X, ambos em Minas Gerais, com Padres Sacramentinos.
Foi ordenado padre no dia 7 de dezembro de 1977 e sagrado bispo no dia 31 de outubro de 1997, por dom Cláudio Hummes, então arcebispo de Fortaleza. Governou a Diocese Sobral (CE) como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como bispo titular, onde ficou até 2004. Foi arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.
Fonte: UOL Notícias. De 16/04/2020.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog