terça-feira, 14 de abril de 2020

COVID-19 X HUMANIDADE


Por Vladimir Spinelli Chagas (*)
Algo invisível desafiou o mundo: e parece estar vencendo.
O coronavírus, nas diferentes tipologias conhecidas desde os anos 1960, infectou pessoas e animais, causando doenças respiratórias. Mais forte, em 2002, o Sars-Cov (Síndrome Respiratória Severa Aguda) alastrou-se por vários países, infectando 8.000 e matando 800 pessoas, até ser controlado em 2003.
Em 2012 uma nova tipologia surgiu no Oriente Médio, o Mers-Cov (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), provocando infecções respiratórias em área geográfica mais restrita, mas em forma mais grave.
Em 2019 é a vez do Sars-Cov2 (Covid-19) cuja disseminação global tem assustado e causado incertezas, pânico, graves infecções e mortes. Muitas mortes.
O que o Covid-19 provoca na área da Saúde, no entanto, não é tudo quando se analisa as outras doenças que ele vem provocando no tecido social, especialmente no Brasil, por terem nele vestido roupagens políticas e ideológicas que exacerbam os medos e apontam culpados, sem melhores contribuições para o problema.
As informações também são complicadas, porquanto o vírus tem um modus operandi que, embora razoavelmente conhecido, está sempre a surpreender. Adapta-se às condições locais e dificulta as extrapolações estatísticas.
O certo é que, uma vez transmitido ele continuará a se alastrar de forma quase incontrolável e só com o tempo haverá imunização pela contaminação ou por vacinação, quando existir.
Mas a principal frente de batalha que se trava hoje no Brasil, usando a Covid-19 como vetor, é uma inócua busca em valorizar ou o lado da Economia ou o lado da Saúde. E essa busca é inútil porquanto as duas são, de alguma forma, interdependentes.
O isolamento social, de extrema importância em um primeiro momento para achatar a curva de infecção do Covid-19, em um momento seguinte poderia sufocar a Economia com graves danos à Saúde.
Precisamos, pois, de uma convivência saudável e centrada no real inimigo, deixando de lado as brigas ideológicas ou partidárias e então teremos melhores condições de encontrar o antídoto. Tolerância é, aqui também, uma palavra-chave. 
(*) Professor da Uece, membro da Academia Cearense de Administração (Acad) e conselheiro do CRA-CE.
Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 6/4/20. p.16.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog