terça-feira, 19 de novembro de 2019

DISTRITO DE INOVAÇÃO EM SAÚDE DE EUSÉBIO


Por Carlile Lavor (*)

O envelhecimento da população brasileira e mundial aumenta as doenças e a demanda por serviços de saúde. As empresas investem em pesquisas para novas formas de diagnóstico, de tratamento e de prevenção. Crescem as indústrias com seus novos produtos, o comércio, e a oferta de serviços assistenciais públicos e privados. O setor da saúde assume um novo papel no desenvolvimento da economia.
A competição para oferecer novas formas de atendimento, planos de saúde, exames, novos medicamentos, equipamentos e softwares, exige desenvolvimento científico, tecnológico e inovação. Com esta compreensão, o Ceará investe nos Distritos de Inovação em Saúde, iniciando com os de Eusébio e Porangabussu. Procura aproximar a ciência e a produção.
A instituição criada pelo Dr. Oswaldo Cruz completa 120 anos, mantendo a sua tradição de unir a pesquisa, o ensino, a assistência ao doente, e a produção industrial de vacinas e medicamentos. A Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, chega ao Ceará para apoiar o Distrito de Inovação em Saúde de Eusébio, chamado inicialmente de Polo Industrial e Tecnológico de Saúde.
O Distrito de Inovação em Saúde traz as ideias mais novas do urbanismo. O desaparecimento das chaminés de fumaça das indústrias da saúde permite a convivência no mesmo bairro, do trabalho, das moradias dos profissionais dos diferentes níveis de renda, e do lazer, evitando-se os grandes deslocamentos diários das cidades atuais. Ao mesmo tempo, a experiência internacional mostra que a proximidade das instituições de ciência, tecnologia, empreendedorismo e de produção, estimula a inovação e o desenvolvimento.
A Terapia Celular aproxima os Distritos de Porangabussu e Eusébio. Outra área importante de colaboração se consolida na Saúde Digital, unindo a Fiocruz Ceará, a UFC, o IFCE, as Secretarias Estadual e Municipais de Saúde, e empresas do setor. O campo da Saúde da Família aproxima as universidades e os municípios do Maranhão até a Paraíba. A Fiocruz Ceará apoia o desenvolvimento tecnológico do Nutec, de empresas cearenses, como a Nuteral e as indústrias de cosméticos. Enquanto a Governança do Distrito dá os primeiros passos para a sua consolidação e atração dos empreendimentos para o Eusébio, a Fiocruz, já instalada, desenvolve as suas atividades para fortalecer a capacidade de inovação das instituições públicas e empresariais ligadas à saúde. 
(*) Médico-sanitarista. Coordenador da Fiocruz Ceará. Membro titular da Academia Cearense de Medicina.
Fonte: Publicado In: O Povo, de 9/10/2019. Opinião. p.19.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog