quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Um pedido feito por santo Tomás de Aquino (1225-1274)


Que eu chegue a ti, Senhor, por um caminho seguro e reto, caminho que não se desvie entre prosperidades ou adversidades, de tal forma que eu te dê graças nas horas prósperas e nas adversas conserve a paciência, não me deixando exaltar pelas primeiras, nem abater-me pelas outras.
Que nada me alegre ou entristeça, exceto o que me conduza a ti ou de ti me separe.
Que eu não deseje agradar ou não receie desagradar a ninguém senão a ti.
Tudo o que possa tome-se desprezível a meus olhos por tua causa, Senhor; e que tudo que te diz respeito me seja caro, mas tu, meu Deus, mais do que o resto.
Qualquer alegria sem ti seja-me fastidiosa e nada eu deseje fora de ti.
Qualquer trabalho, Senhor; feito por ti seja-me agradável, e insuportável aquele em que estiveres ausente.
Concede-me a graça de erguer continuamente o coração a ti, e quando eu cair; reconhecer meu erro.
Toma-me, Senhor meu Deus, obediente, pobre e casto, paciente sem reclamação, humilde sem fingimento alegre sem dissipação, triste sem abatimento, reservado sem rigidez, ativo sem leviandade, animado pelo temor sem desânimo, sincero sem duplicidade, fazendo o bem sem presunção, corrigindo o próximo sem altivez, edificando-o com palavras e exemplos, sem falsidade.
Dá-me, Senhor Deus, um coração vigilante, que nenhum pensamento curioso arraste para longe de ti, coração nobre que nenhuma afeição indigna debilite; coração reto que nenhuma intenção equívoca desvie; coração firme que nenhuma adversidade abale; coração livre que nenhuma paixão subjugue.
Concedei-me, Senhor meu Deus,
uma inteligência que Te conheça,
uma angústia que Te procure,
uma sabedoria que Te encontre,
uma vida em Ti,
uma perseverança que Te espere e confiança
e uma confiança que Te possua,
enfim!
Fonte: Circulou por e-mails em setembro de 2012.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog