terça-feira, 9 de junho de 2020

Pesar pelo falecimento da Dra. Miria Campos Lavor




Faleceu na tarde de hoje (9/06/2020) a assistente social e sanitarista Miria Campos Lavor. Ingressamos juntos no concurso público para sanitarista da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará em 1978. Ela e o marido, Antônio Carlile de Holanda Lavor, deixaram bons postos de trabalho na capital federal, onde desenvolviam o profícuo serviço em prol da Saúde Pública, para voltarem ao torrão natal, trazendo na bagagem uma consolidada atuação em favor de grupos sociais desassistidos e desvalidos, mas despojada da prática meramente assistencialista então imperante.
Foi uma importante colaboradora da criação do quadro de Agentes Comunitários de Saúde no Ceará, uma experiência-piloto que alicerçou a instalação do Programa Saúde da Família, hoje Estratégia Saúde da Família, de ampla cobertura nacional.
Sempre amável no lidar com as pessoas, independente de classe social, Miria Lavor era muito competente e comprometida com o trabalho social. Ela foi uma companheira dedicada e o suporte do seu amado consorte Carlile, com quem ela ajudou a construir páginas vibrantes da Saúde Pública no Ceará, em Brasília e, por último, em países africanos lusófonos.
A sua inesperada partida é uma grande perda para a Saúde Pública no Ceará.
Nossos sinceros pêsames ao sanitarista Carlile, ilustre membro efetivo da Academia Cearense de Medicina, e à família enlutada.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Das Academias Cearenses de Medicina e de Saúde Pública

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog