quarta-feira, 24 de junho de 2020

LINEU JUCÁ: um angiologista na Academia Cearense de Medicina


Lineu Ferreira Jucá formou-se em Medicina pela UFC em 1977. Realizou Residência Médica em Angiologia e Cirurgia Vascular no Hospital do Andaraí, no Rio de Janeiro-RJ. Em 1979, cursou Especialização em Medicina do Trabalho, pela Universidade Gama Filho, no Rio. Em 2012, concluiu o Mestrado em Cirurgia Cardiovascular na UNIFESP e a Especialização em Administração Hospitalar na UFC.
Possui o Título de Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina.
Teve participação política em entidades de classe, como: presidente da Regional Ceará da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBCV), por três gestões; presidente do Centro Médico Cearense, atual Associação Médica Cearense, em duas gestões; vice-presidente Norte e Nordeste da AMB, em duas gestões, e vice-diretor de publicação da SBCV, em duas gestões.
Foi cirurgião vascular e torácico do Instituto Dr. José Frota-Centro, do qual foi vice-diretor e chefe de equipe de plantão. Foi cirurgião vascular do Hospital Geral Dr. César Cals da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. Trabalhou 15 anos na Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza, e 10 anos no Pronto Socorro Acidentados.
É médico cooperado da Unimed Fortaleza, tendo exercido a função de Diretor Clínico do Hospital Regional Unimed durante três anos. Mantém consultório particular como angiologista e cirurgião vascular.
Como autêntico líder de classe, ele pugnou em defesa dos interesses maiores da categoria médica, tendo se valido da mídia, impressa, televisiva e radiofônica, para divulgação de suas ideias e de seus ideais em prol da melhoria das condições de saúde do povo brasileiro.
Foi membro da Comissão de Justiça e Paz da CNBB-CE, na qual estendeu as suas preocupações para as questões sociais que afetam à nossa qualidade de vida.
Por mais de três anos fora um ativo e assíduo participante das reuniões científicas da Academia Cearense de Medicina, na qual foi empossado em 27/04/18.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina
* Publicado. In: Revista Jornal do Médico, 14(98): 11, maio-junho de 2018. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog