quarta-feira, 17 de junho de 2020

CÉSAR PONTES: presente da nefrologia à Academia Cearense de Medicina


César Silva Pontes nasceu em Fortaleza em 10 de abril de 1950, filho de Edson Milburges Pontes e Terezita Silva Pontes. É casado com Sandra P. Lima Pontes e pai três filhos: Raquel (arquiteta), Mário e Marcelo (ambos médicos). Tem dois irmãos médicos: o urologista José Edson Pontes e o pediatra e padre Fernando Pontes.
Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC), curso concluído em 1975, e em Direito, pela Faculdade Farias Brito, posteriormente.
Fez na UFC Residência Médica em Clinica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Anatomia Patológica. Cursou o Mestrado em Farmacologia na UFC, sob a orientação do Prof. Manassés Fonteles, concluindo-o em 1993.
Completou a sua formação médica no exterior, por meio de: Fellow in Nephrology, na Wayne State University School of Medicine, em Detroit, Michigan, USA, em 1983; Fellow, no Department of Hypertension & Nephrology, da The Cleveland Clinic Foundation, USA, em 1989; e Curso em Doenças Cardiovasculares e Hipertensão, no National Cardiovascular Center, em Osaca, no Japão, em 1999.
É especialista em Clínica Médica, pela Sociedade Brasileira de Medicina Clínica, em Nefrologia, pela Sociedade Brasileira de Nefrologia e em Hipertensão, pela Sociedade Brasileira de Hipertensão.
Foi membro conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Estado do Ceará.
Por mais de três décadas foi médico do Hospital Geral de Fortaleza, onde ingressou em 1980, tendo sido Chefe do Serviço de Hipertensão e Cardiologia, durante doze anos, no período de 2004 a 2014, e do Serviço de Nefrologia, por dois anos.
Recentemente, fez M.B.A. em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas.
Atualmente, é sócio do Grupo Instituto do Rim e Presidente da Fundação do Rim, entidade de cunho social, destinada a promover ações de prevenção da doença renal crônica e melhoria de vida dos pacientes renais em tratamento dialítico.
Eleito para Academia Cearense de Medicina, nela foi empossado em 27/04/18.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Da Academia Cearense de Medicina
* Publicado. In: Revista Jornal do Médico, 14(98): 10, maio-junho de 2018. (Revista Médica Independente do Ceará).

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog