quinta-feira, 4 de junho de 2020

SUBMARINO DA “FROTA PERDIDA DE HITLER” É ENCONTRADO APÓS 70 ANOS


Um submarino do tipo IIB, parte da “frota perdida de Hitler” que afundou no Mar Negro durante a Segunda Guerra Mundial, foi encontrado a 40 metros abaixo da superfície, a cerca de 3,7 quilômetros da costa de Agva, na Turquia.
A descoberta foi feita durante as filmagens de um documentário sobre o resgate dos submarinos, produzido pela emissora turca TRT Haber e pela marinha do país. A partir do navio de resgate TCG Akin, um dispositivo equipado com uma câmera, controlado remotamente, capturou as primeiras imagens dos restos do submarino.
Com 280 toneladas e 40 metros de comprimento, o U-23 foi um dos seis submarinos construídos pela Alemanha nazista entre 1935 e 1940 para participar da Operação Barbarossa, a invasão da União Soviética.
A frota de submarinos participou de 56 operações contra navios soviéticos e conseguiu afundar dezenas de barcos. Em 1944, no entanto, os soviéticos conseguiram afundar três dos submarinos. Depois disso, a própria Alemanha teria dado ordens para afundar os três restantes, para evitar que fossem capturados pelos aliados.
Os seis submarinos – do U-18 ao U-23 – que desapareceram no Mar Negro ficaram conhecidos como “a frota perdida de Hitler”. A localização exata do naufrágio permaneceu desconhecida até 2008, quando o engenheiro naval turco Selcuk Kolay determinou a localização do U-20. A partir daí, estimou a posição dos outros cinco.
O U-23 é o quinto submarino da “frota perdida” a ser resgatado. O único que continua desaparecido é o U-19 – acredita-se que ele esteja escondido na costa da província de Zonguldak, a uma profundidade de mais de 450 metros.

Fonte: Aventuras na História /uol/com.br.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog