quinta-feira, 12 de novembro de 2020

IGREJAS ABERTAS, ALELUIA

Por Lêda Maria Feitosa Souto (*)

Que alegria quando me disseram: vamos à Casa do Senhor"! Sim, o salmista nos dá a mensagem que deve estar sendo repetida pelos católicos de Fortaleza, voltando a partir de hoje a frequentar as igrejas, fechadas após a chegada da pandemia do coronavírus. Por conta disso os canais de televisão assumiram a prática das cerimônias. De repente os fiéis tiveram que se alimentar da linguagem virtual, conhecendo um novo altar, e vivenciando as trevas atraídas por um vírus perigoso, mutilador e mesmo letal. Esta realidade nova abalou e abala a vida cotidiana, mas chama às inovações. O Salmo 88: "Senhor, Deus de minha salvação, de dia e de noite clamo diante de Ti... Meus olhos anuviam-se de tanto sofrer. Todo o dia Te invoquei, Senhor, estendendo para Ti minhas mãos...".

E o tempo foi passando, causando mais medos e sofrimentos. As orações precisavam se intensificar, a fé se realimentar. Novas medidas chegaram amenizando as imposições governamentais de combate ao coronavírus, entre julho e agosto, uma delas a liberação da abertura de templos religiosos, com exigências apropriadas. Mas, a igreja católica não abriu suas portas, causando tristeza em uns, revolta, em outros. Escrevemos no dia 20 de agosto, neste jornal, um artigo intitulado: "Igrejas fechadas isolam apóstolos e fiéis". E colhemos, naturalmente, aprovações e reprovações. Avaliação de líderes religiosos, conosco desejando a liberação para a prática dos sacramentos.

Hoje, os sinos tocam. Aleluia! Aleluia! A fonte volta a jorrar a água viva. Sem perder a herança dos anjos, dela nos valemos e tingimos a túnica com as cores da paz e nos ajoelhamos diante dos santos agrupados nos altares ou nas escadarias da aurora. Aleluia! Louvai, servos do Senhor. Louvai o nome do Senhor. Desde o nascer do sol até o ocaso, louvado seja o nome do Senhor... E este Salmo 113, faz-nos lembrar que devemos louvar a Deus através do desafio da pandemia. "O meu socorro vem do Senhor, que fez o Céu e a Terra. O Senhor te guardará de todo mal. Ele guardará tua vida". Vamos à Casa do Senhor.

(*) Jornalista; colunista de O Povo; membro da Academia Fortalezense de Letras.

Fonte: O Povo, de 5/9/2020. Opinião. p.18. 

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog