terça-feira, 3 de novembro de 2020

LIVRO VERMELHO DA FAUNA CEARENSE

Por Artur Bruno (*)

O Ceará possui grande variedade de paisagens, como o semiárido, serras úmidas, manguezais, dunas, praias e recifes, bem como ambiente marinho bastante extenso e diverso. Para uma abordagem sustentável de nossa fauna, faz-se necessária a elaboração da lista vermelha de nossas espécies ameaçadas de extinção.

Estas espécies habitam Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Zona Costeira e precisam de uma classificação para serem incluídas em políticas públicas, em três categorias: criticamente em perigo (CR), Em Perigo (EN) e Vulnerável (VU). A atual distribuição da fauna no território cearense será mostrada em mapas online, disponíveis gratuitamente.

O projeto é fruto de parceria entre poder público, academia, ONGs e setor privado. Além da equipe do núcleo do Programa Cientista-Chefe em Meio Ambiente da Sema/Semace, também atuam na elaboração da lista vermelha cientistas e técnicos da Uece, UFC/Labomar, IFCE, Aquasis, Seuma, Coema e Conselho Regional de Biologia. Serão produzidas cinco listas: mamíferos terrestres, aves, anfíbios, répteis e peixes (água doce e marinho).

Também será elaborado um Plano de Redução de Impactos à Biodiversidade, abordando o desafio de compatibilização dos projetos de empreendimentos com a conservação dos ambientes naturais e auxiliam na tomada de decisões estratégicas, fornecendo insumos para chegar à viabilidade ambiental nas decisões de ordenamento territorial e planejamento.

O livro vermelho atuará como uma ferramenta de suporte à avaliação de impactos ambientais pelo Governo Federal, Estadual e Municipal no território cearense. Além disso, ajudará a criar cenários de conservação, detectar as lacunas de conhecimento para estas espécies e auxiliará na elaboração de planos de redução de impactos que já se encontram em andamento. 

(*) Secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMA) do Estado do Ceará. Sócio do Instituto do Ceará.

Fonte: Publicado In: O Povo, Opinião, de 4/10/20. p.26.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog