terça-feira, 10 de novembro de 2020

PESAR POR HESIO CORDEIRO

Lamento a enorme perda para a Saúde Pública brasileira, como professor, pesquisador e homem público, do médico-sanitarista Hésio Cordeiro que faleceu em 8/11/2020. Muito amigo do Professor Paulo Marcelo Martins Rodrigues de quem foi colega no Curso de Medicina na UERJ.

O Dr. Paulo Marcelo mandou a ele carta de recomendação para que me acolhesse na residência de Medicina Preventiva e Social da UERJ em 1977. Fui muito bem recebido por Hésio Cordeiro, mas não certo porque o processo seletivo a que me submetera foi cancelado, sob suspeita de favorecimento a alunos de uma outra escola médica carioca, e, em seguida, os internos da UERJ entraram em greve porque defendiam reserva de vagas para os da casa, lançando em concurso para candidatos externos apenas as vagas por eles não ocupadas.

Recebi, então, de um dirigente do Instituto de Medicina Social da UERJ uma proposta de permanecer no Rio cumprindo Internato até o momento da aplicação da prova. Desisti do convite porque seria uma situação muito desconfortável participar de um estágio na vigência de uma greve, notadamente sendo de outra instituição.

Como não tive condições de uma segunda viagem ao Rio, para prestar uma nova prova, perdi a oportunidade de um muito provável ingresso, uma vez que os indicados por Dr. Paulo Marcelo eram muito bem aceitos na UERJ, desde que aprovados em prova escrita, o que certamente teria acontecido, posto que colhi bons resultados em todos os exames para Residência Médica a que me sujeitei.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Médico-sanitarista em Fortaleza

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog