domingo, 8 de novembro de 2020

EILSON, O “OUTLIER” NAS NOTAS


Como aluno de Medicina, Eilson Goes de Oliveira destacava-se desde o vestibular, quando aos 17 anos, conquistou o primeiro lugar geral da UFC, em renhida disputa. Suas notas nas cadeiras do curso se diferenciavam das dos demais colegas, que, por sinal, formava uma das melhores turmas da briosa Faculdade de Medicina.
Uma vez, os seus colegas de turma, cientes de que foram muito mal numa prova, mesmo antes da divulgação dos resultados, procuraram o professor, com uma proposta “salvadora”:
– Professor, nós achamos que a turma se deu muito mal na sua última prova – falou um estudante, arvorando-se de porta-voz dos seus companheiros.
– Sim, é verdadeconfirma o mestrejá terminei a correção.
– Como foram as notas, professor?
– A maioria está entre três e quatro: foi uma decepção para mim.
– Pelo que a gente conversou em classe, isso bate com as nossas expectativas. Nós até discutimos uma solução que facilita para todo mundo, até pro senhor.
E assim prosseguiu o aluno:
– Professor com essas notas, muitos colegas vão ficar de segunda época, e até o senhor vai ter que sacrificar as suas benditas férias.
– Para mim, isso não é problema, pois faz parte das minhas obrigações docentes. Mas qual é mesma a proposição de vocês?Indagou o lente.
– A gente gostaria que a maior nota da turma valesse o dez e as demais seriam ajustadas por proporcionalidade.
– Não vai dar para fazer isso, já que um dos alunos se distinguiu dos outros, cravando, isoladamente, um merecido dez.
– Ah, foi! Eu nem vou perguntar quem fez tal proeza. Deve ser coisa do Eilson, num foi?
– Sim. Foi dele a melhor prova. Não tem como fazer bonificação de pontos aos outros alunos, pois seria até uma injustiça a esse brilhante aluno.
– É, infelizmente, nós até pensamos em dar um “chega” nele, pra ver se ele “baixa o nível” nos exames, mas a maior parte da turma discordou disso.
– Penso que o correto seria vocês estudarem mais para acompanhar o ritmo delepontificou o velho catedrático.
– Não vai dar, por mais que nos esforcemos; afinal, ele é um gênio.
– Fica com vocês o drama da sugestão do pacto de mediocridade. O máximo que poderei fazer será aplicar uma prova de recuperaçãoarrematou o docente, pondo fim na conversa.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames - Ceará
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p. 16-7.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. Eilson, o “outlier” nas notas. In: SOBRAMES – CEARÁ. Pontos de vista. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2019. 352p. p.230-1.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog