sábado, 21 de novembro de 2020

LANÇAMENTO DA 37ª ANTOLOGIA DA SOBRAMES/CE 2020

Durante a abertura do III Encontro de Academias Literárias do Ceará, ocorreu ontem à noite, dia 20/11/2020, às 20h, no Espaço de Convivência da Unichristus, no Campus do Parque Ecológico do Cocó, em Fortaleza, o lançamento da 37ª Antologia da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores – Regional Ceará (Sobrames-CE).

Trata-se de uma série que foi começada em 1981 pelos sobramistas pioneiros: Paulo Gurgel e Emanuel de Carvalho. Todos os anos a Sobrames- CE lançava no mês de outubro, mês em que se comemora o dia do Médico (18/10), sua antologia; no entanto, em virtude da pandemia de Covid-19, o lançamento anteriormente agendado foi cancelado.

O grande número de participantes tem sido um ponto forte dessa coletânea anual. Em 2016, foram 62 participantes, dentre eles 58 médicos. Em 2017, o número de participantes foi de 67. Em 2018, foram 63 participantes e no ano pretérito o número de autores colaboradores ficou em 64, sendo 60 médicos. Neste ano, o total de autores bateu o recorde, alcançando a marca de 70, dos quais 66 médicos.

O título da Antologia, "Sopro de Luz", escolhido por meio de votação democrática durante uma das reuniões mensais da nossa entidade, foi uma proposta da sobramista Alcinet Rocha.

Marcelo Gurgel, ex-presidente da Sobrames-CE, como tem feito nos últimos anos, foi o organizador da Antologia/2020. Como de praxe, a capa, foi uma bela criação do sobramista Isaac Furtado. O prefácio foi produzido pela professora e escritora Lourdinha Barbosa, integrante da Academia cearense de Letras.

Em virtude das circunstâncias associadas ao distanciamento social, por determinação do Presidente Arruda Bastos, a antologia foi apresentada pelo organizador dessa obra.

Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Organizador da Antologia da Sobrames/CE

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog