domingo, 29 de novembro de 2020

DESPEDIDAS DO ACADÊMICO JOSÉ VIEIRA DE MAGALHÃES

 

A Academia Cearense de Medicina (ACM) vestiu-se de luto, em 27/10/2020, diante da recente perda terrena de um dos seus membros titulares fundadores, o Dr. José Vieira de Magalhães, da qual era Membro Honorável desde 20/05/2016.

Nascido em 12/01/1925, em Senador Pompeu-Ceará, ele contava com 95 anos de idade e quase 70 anos de médico, porquanto fora formado na Faculdade de Medicina do Recife em 1950, a mesma em que se graduou o seu irmão Juraci Magalhães.

Fez especialização em Pneumologia pelo Ministério da Saúde no Rio de Janeiro. No início da década de 1950, sob a direção do Dr. Gilmário Mourão Teixeira, a este associou-se para organizar o Sanatório de Maracanaú, importante equipamento de saúde originalmente destinado aos portadores da tísica, então chamada de “a peste branca”.

A ele coube, juntamente com outros pioneiros, sentar os alicerces da Pneumologia cearense, por meio da criação do curso dessa especialidade médica no Sanatório de Maracanaú e da implementação da melhoria do tratamento das doenças respiratórias.

Como entusiasta do combate tuberculose no Ceará foi um grande colaborador da Campanha “Com Cristo sem Koch”, em parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, quando em 1965 a diretoria do Sanatório de Maracanaú lançou a Vacinação Oral da BCG no Batismo nas igrejas católicas locais.

O médico José Vieira de Magalhães respondeu pela coordenação do Curso de Especialização em Tisiopneumologia, no formato de residência médica, com um ano de duração, que funcionou no então Sanatório de Maracanaú, nos anos sessenta e se estendeu até 1975, quando o estabelecimento de saúde já vinha sendo, paulatinamente, transformado em um hospital geral.

Dentre os encargos e funções desempenhadas na ACM, o acadêmico José Vieira de Magalhães ocupou o cargo de Conselheiro Fiscal na primeira e na segunda Diretoria (1978-1981) e, durante dez anos, exerceu o cargo de tesoureiro. Presidiu esse sodalício médico na sétima diretoria instalada, correspondendo ao biênio 1990-92. Foi o presidente de honra da XV Bienal da ACM realizada em maio de 2015.

Era aposentado da Universidade Federal do Ceará como professor adjunto, lotado no Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina, e também aposentado do Ministério da Saúde, tendo sido, por longos anos, médico do antigo Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Comerciários.

Deixa a viúva D. Lêda, de cujo matrimônio resultou na geração de quatro filhos, e muitos amigos saudosos com a sua partida deste mundo menor.

Ac. Marcelo Gurgel Carlos da Silva

Membro titular da ACM – Cadeira 18

*Publicado In: Jornal do médico digital, 1(7): 62-63, novembro de 2020. (Revista Médica Independente do Ceará).

2 comentários:

ana margarida arruda rosemberg disse...

Parabéns, pela postagem, Marcelo! Vc está especialista em textos de resgate da memória dos médicos cearenses. Dr. José Vieira de Magalhães deixou grande legado na luta contra a tuberculose. Tive a honra de ser aluna dele no Sanatório de Maracanaú.
ana margarida

Lize Magalhães disse...

Grata pela homenagem.
Ele permanece extraordinário em nossas mentes e corações. Sua afeição e amor pela Academia faziam parte da sua rotina vida . A sua predileção pela inúmeras tardes das quartas feiras partilhadas com os nobres colegas eram motivo de seu contentamento. Obrigada pela linda lembrança.

 

Free Blog Counter
Poker Blog