domingo, 8 de novembro de 2020

“PESCOU” MUITO NA PROVA DE PSIQUIATRIA


Nos anos sessenta, os acadêmicos de Medicina da UFC alegavam que um dos professores de psiquiatria não apresentava critérios lógicos na correção das suas provas, sendo a nota, para o aluno, uma incógnita, revelada apenas quando dela se tomava conhecimento público.
Esse descrédito, passava de uma turma para a seguinte, fazendo com que os estudantes, deliberadamente, praticassem a “cola” amiúde, já que, para eles, a aferição de desempenho parecia não guardar uma relação estreita com o esforço de estudar a matéria.
Eilson Goes de Oliveira, que jamais “colava” nas provas, para evitar o burburinho dominante na sala, que mais lembrava um mercado persa, rogou o desejo de fazer a sua prova no “bureau” do mestre.
Com a anuência do “magister”, Eilson sentou-se à mesa, portando tão somente caneta, lápis e as folhas de papel almaço, devidamente rubricadas pelo professor.
Na semana seguinte, quando o professor de psiquiatria foi devolver as provas corrigidas, o contentamento era geral, pois a maioria dos colegas obtivera nota entre sete e nove.
Por fim, liberou a avaliação do Eilson:
–Eilson Goes de Oliveira, nota quatro.
Foi uma chiadeira geral, provocada pela surpresa daquele anúncio.
Percebendo a agitação reinante, o docente justificou:
– Esta estava tão bem-feita, de livro, que eu não tive dúvidas. Ele “pescou” demais, para realizar uma prova perfeita.
Foi difícil ao Eilson, mesmo arrolando testemunhas, convencer o psiquiatra de que cometera uma injustiça, e reverter aquela vexaminosa nota.
Marcelo Gurgel Carlos da Silva
Presidente da Sobrames - Ceará
* Publicado, originalmente, In: SILVA, M.G.C. da. Contando Causos: de médicos e de mestres. Fortaleza: Expressão, 2011.112p. p. 17-8.
Fonte: SILVA, M.G.C. da. “Pescou” muito na prova de psiquiatria. In: SOBRAMES – CEARÁ. Pontos de vista. Fortaleza: Sobrames-CE/Expressão, 2019. 352p. p.232.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog