terça-feira, 24 de novembro de 2020

UECE EM SEUS 25 ANOS DE SEMANA UNIVERSITÁRIA

Por Josete de Oliveira Castelo Branco Sales (*)

Começou mais uma edição do maior evento científico e cultural da Universidade Estadual do Ceará. No ano em que comemora seus 45 anos, a Uece também celebra a 25ª edição de sua grande festa acadêmica: a Semana Universitária.

Neste ano, o evento será realizado de 23 a 27 de novembro, totalmente online, em virtude das restrições para controle da pandemia do Novo Coronavírus. Com o formato inédito virtual, acreditamos no maior envolvimento de todos que fazem a Uece e a comunidade em geral.

A SU 2020 é formada por 13 eventos, 167 minicursos - com 7.140 vagas ofertadas e integralmente preenchidas -, além de mesas-redondas, palestras, exposições, apresentação de trabalhos e muita programação artística e cultural. Entre os diversos temas a serem abordados, assuntos atuais e de suma importância serão discutidos, como "Pesquisa e produção de dados em tempos de pandemia" e "Apoio social no meio acadêmico".

Um evento grande, em números e importância, não só como espaço de compartilhamento e discussão de pesquisas, projetos de ensino e extensão e de ações culturais, mas sobretudo como oportunidade de ampliação das redes de parcerias internas e externas para produção de novos saberes e experiências. Reconhecemos ainda a SU como oportunidade de encontro, da confraternização, do fortalecimento do sentimento de pertencimento à Uece.

Com o tema "Universidade, Ciência e Arte: produção de saberes a serviço da vida e da sociedade", discutiremos o papel da universidade em geral, e da Uece em participar, na geração do conhecimento para construção de uma sociedade mais justa, saudável, humana e sustentável.

Com programação principal transmitida pelo canal @UeceOficial no YouTube, o evento é aberto pelo ex-reitor Jackson Sampaio, que nos encanta, como sempre faz, com sua cultura e inteligência; e encerrado, no dia 27, pelo secretário de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba, reforçando o papel da cultura, especialmente em momento como o que vivemos.

Um evento que ajuda a mostrar um pouco do que a Uece produz e, acima de tudo, o que ela é - grande e valoroso patrimônio do povo cearense. 

(*) Doutora em Educação e reitora interina da Uece.

Fonte: Publicado In: O Povo, de 24/11/20. Opinião, p.18.

Nenhum comentário:

 

Free Blog Counter
Poker Blog